SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO EVENTO "MAIS SAÚDE: TODOS JUNTOS CONTRA A OBESIDADE"

Autores

  • Claudia Silveira Viera Colegiado de Enfermagem, Colegiado do Mestrado de Biociencias e Saude da Unioeste, Campus Cascavel-PR
  • Gicele Galvan Machineski Colegiado de Enfermagem da Unioeste, Campus Cascavel-PR
  • Miriam Nara Lopes Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel-SESAU
  • Pamela Talita Favil Colegiado de Enfermagem da Unioeste, Campus Cascavel-PR.
  • Ana Claudia Ramos de Paula Colegiado de Enfermagem da Unioeste, Campus Cascavel-PR.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i1.16747
Agências de fomento

Palavras-chave:

Obesidade, sobrepeso, saúde da criança e do adolescente

Resumo

A obesidade e o sobrepeso são resultantes do processo de transição nutricional observado no Brasil. O desenvolvimento do sobrepeso e obesidade na infância pode estar relacionado com alterações metabólicas, doenças cardiovasculares e pulmonares, problemas ortopédicos, alterações psicológicas, além de aumentar o risco de alguns tipos de câncer na idade adulta. Objetiva-se identificar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes participantes do evento "Mais saúde: todos juntos contra a obesidade" no município de Cascavel-PR. Trata-se de um estudo descritivo e de caráter quantitativo realizado durante o evento, o qual buscou avaliar e orientar a população sobre as complicações da obesidade. Foram coletadas informações sobre idade e sexo; mensurados peso, altura e calculado o Índice de Massa Corporal (IMC). Foi verificada a pressão arterial e realizado teste de glicemia capilar. A maioria das crianças participantes foi do sexo feminino, de nove a onze anos, com IMC adequado para a idade. O nível pressórico oscilou entre 80 a 110/60mmHg e 90 a 120/70mmhg e a glicemia manteve-se entre níveis normais, variando de 66 a 87mg/dl. Na amostra, 51,86% dos meninos estavam sobrepeso e obesos. Entre as meninas, 53,85% apresentaram IMC adequado e 30,77% estava sobrepeso. Embora as doenças cardiovasculares apresentem seus sintomas em idades mais tardias, os fatores desencadeadores estão presentes na infância e adolescência. Assim, a identificação precoce de sobrepeso e/ou obesidade é uma ferramenta de trabalho fundamental para planejar a atenção a saúde desse grupo visando ações de prevenção dos agravos tardios.

Biografia do Autor

Claudia Silveira Viera, Colegiado de Enfermagem, Colegiado do Mestrado de Biociencias e Saude da Unioeste, Campus Cascavel-PR

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Professor Adjunto Coelgiado de Enfermagem e Mestrado de Biociências e Saúde da UNIOESTE - Campus Cascavel, PR.

Gicele Galvan Machineski, Colegiado de Enfermagem da Unioeste, Campus Cascavel-PR

Doutora. Colegiado de Enfermagem da Unioeste, Camopus Cascavel-PR

Miriam Nara Lopes, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel-SESAU

Enfermeira. Mesatranda do programa de pos graduacao em Biociencias e Saude da Unioeste, Campus Cascavel-PR

Pamela Talita Favil, Colegiado de Enfermagem da Unioeste, Campus Cascavel-PR.

Discente do Colegiado de Enfermagem da Unioeste, Campus Cascavel-PR.

Ana Claudia Ramos de Paula, Colegiado de Enfermagem da Unioeste, Campus Cascavel-PR.

Discente do Colegiado de Enfermagem da Unioeste, Campus Cascavel-PR.

Downloads

Publicado

21-07-2017

Como Citar

VIERA, C. S.; MACHINESKI, G. G.; LOPES, M. N.; FAVIL, P. T.; DE PAULA, A. C. R. SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO EVENTO "MAIS SAÚDE: TODOS JUNTOS CONTRA A OBESIDADE". Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 39–47, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i1.16747. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/16747. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais