REALIDADE VIRTUAL EM UMA ESTRATÉGIA DE REABILITAÇÃO NEUROFUNCIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Pedro Cunha Lopes, Jefferson Pires De Carvalho, Hugo Bezerra da Silva Neto, Karla Camila lima De Souza, Patricia Da Silva Taddeo, Liana Rocha Praça, Francisco Fleury Uchôa Santos Junior

Resumo

Mostrar os recursos utilizados pela realidade virtual na reabilitação funcional por meio de uma revisão sistemática. A busca constou das seguintes bases de dados eletrônicas: SciELO, PubMed, Bireme,PEDro e EMBASE com os seguintes descritores “wiigerontology, wiistroke, wiineurologicaldisease, wiineurologic, wiisequelae”. A pesquisa resultou em um total de 1732 artigos dos quais apenas 17 contemplaram os critérios metodológicos. Verificou-se que 710 indivíduos foram analisados nos artigos selecionados com faixa etária média de 60anos, com destaque para patologias associadas a distúrbios neurológicos, onde a escala de Berg foi o método mais aplicado na avaliação do equilíbrio, tendo como game mais aplicado na reabilitação funcional o WiiFit. Verificou-se na pesquisa que a intervenção com o Nintendo Wii é eficaz no tratamento de patologias que comprometem o sistema neural ajustando o equilíbrio, a coordenação e a força.

Palavras-chave

Tecnologia; Fisioterapia; Equilíbrio

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