ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO AOS SEIS MESES DE VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v4i1.18037
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Lactente, aleitamento materno, alimentação mista, nutrição do lactente.

Resumo

Introdução: O complemento à alimentação da criança vem sendo incluído antes dos seis meses de vida, sendo que até essa idade o leite materno é suficiente para oferecer todas as fontes de nutrientes necessárias a criança. Objetivo: Identificar a alimentação de bebês em seguimento ambulatorial aos seis meses de vida, quanto ao aleitamento materno exclusivo e/ou introdução de alimentos na dieta. Método: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, em hospital universitário no Paraná, tendo como participantes mães sem comorbidades, que tiveram o parto na maternidade do hospital, de recém-nascidos a termo e, que aceitaram fazer parte do seguimento ambulatorial aos seis meses de vida da criança. Os dados foram coletados por meio de instrumento semiestruturado, sendo realizada análise descritiva dos dados. Estudo aprovado por comitê de ética em pesquisa. Resultados: Ao nascimento 70,3% das mulheres realizaram amamentação imediata, 65% delas apresentaram dificuldade para amamentar. No seguimento, 89,8% amamentaram exclusivamente até os 4 meses e a maior dificuldade apresentada para a amamentação exclusiva foi o retorno ao trabalho. Quanto à introdução alimentar, percebeu-se que a maioria iniciou papas de frutas e papas salgadas de batata com carnes, macarrão e arroz. Conclusão: As mulheres não estão amamentando exclusivamente seus bebês até os seis meses de vida, implicando que se inicie seu acompanhamento ainda na maternidade e haja o seguimento para a manutenção da amamentação na atenção primária.

Biografia do Autor

Júlia Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Graduanda em Enfermagem

Hugo Razini de Oliveira, Secretaria municipal de saúde do município de Cascavel Paraná

Enfermeiro, mestre em biociências e saúde.

Bruna Juliana Zancanaro Frizon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Biomédica, mestre em biociências e saúde.

Cláudia Silveira Viera, Colegiado de enfermagem e mestrado biociências e saúde do centro de ciências biológicas e da saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do campus de Cascavel.

Enfermeira, doutora em enfermagem em saúde publica.

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Colegiado de enfermagem e mestrado biociências e saúde do centro de ciências biológicas e da saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do campus de Cascavel.

Enfermeira, doutora em ciências

Downloads

Publicado

24-07-2018

Como Citar

CONTERNO, J. R.; DE OLIVEIRA, H. R.; ZANCANARO FRIZON, B. J.; VIERA, C. S.; GONÇALVES DE OLIVEIRA TOSO, B. R. ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO AOS SEIS MESES DE VIDA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 8–16, 2018. DOI: 10.48075/vscs.v4i1.18037. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/18037. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais