RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE DIABETES TIPO II EM FREQUENTADORES DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Ingrid Maria Paes Jorge Medeiros Acadêmica do Centro Universitário Lusíada, UNILUS
  • Dérrick Patrick Artioli Professor no Centro Universitário Lusíada, UNILUS; Membro do Núcleo Acadêmico de Estudos e Pesquisas em Fisioterapia Ortopédica, Desportiva e Terapias Alternativas (NAFDT); Mestre em Clínica Médica pelo Centro Universitário Lusíada, UNILUS; Pós-graduado em Fisioterapia Musculoesquelética pela Santa Casa de SP; Fisioterapeuta do Centro Municipal de Reabilitação de Itanhaém, SP.
  • Beatriz Berenchtein Bento de Oliveira Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo; Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário Lusíada; Cursando Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos, UNISANTOS.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i2.18425
Agências de fomento

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Fatores de Risco, Incidência, Epidemiologia, Questionário.

Resumo

Objetivo: identificar se os indivíduos que frequentam as dependências do Campus III do Centro Universitário Lusíada (UNILUS) da cidade de Santos podem ser reconhecidos como uma população de risco para desenvolver DM tipo 2. Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado no período de abril a novembro de 2016 no UNILUS, onde dividiu-se a população em três grupos: grupo 1 – docentes (G1), grupo 2 – técnicos administrativos (G2) e grupo 3 – discentes (G3). A avaliação deu-se pelo questionário “Você tem risco de ter diabetes tipo 2? ”, da Sociedade Americana de Diabetes, de maneira adaptada. Resultados: O G1 obteve o risco de 13,3% de desenvolver DM2, 23,81% para G2 e 2,67% para o G3. Conclusão: o grupo de técnicos administrativos (G2), mostrou-se com maior número de fatores de risco (idade, diabetes gestacional, familiaridade, HAS e sobrepeso), que levam esta população a serem mais propensos a desenvolver DM2, de acordo com o questionário aplicado.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

MEDEIROS, I. M. P. J.; ARTIOLI, D. P.; BENTO DE OLIVEIRA, B. B. RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE DIABETES TIPO II EM FREQUENTADORES DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 126–135, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i2.18425. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/18425. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais