EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, SAÚDE DO ESCOLAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Nathalia Vasconcelos Fracasso Universidade Estadual de Londrina
  • Ivy Regina Medeiros Fernandes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Roseli Inês Resende Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Solange de Fátima Reis Conterno Docente da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel/PR.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v4i2.20415
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde escolar, Estágio, Sexualidade, Gravidez na adolescência.

Resumo

Objetivo: Relatar prática educativa sobre gravidez na adolescência realizada com escolares, desenvolvida por meio de integração de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em saúde coletiva, de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e de projeto de extensão universitária. Atividades desenvolvidas em escola pública da região norte do município de Cascavel/Pr. Métodos: Realização de diagnóstico da realidade; elaboração e realização de prática educativa com escolares, os quais foram divididos em grupos de meninas e de meninos, estratégia metodológica que objetivou promover o diálogo e envolver os sujeitos a partir das dúvidas mais singulares. Registro das ações em diário de campo. Resultados: Realizadas oficinas educativas abordando o tema sexualidade e prevenção da gravidez na adolescência, com seis turmas do 7o ano (180 escolares). Os assuntos foram: mudanças no corpo na adolescência; gravidez: fecundação; reflexão sobre a gravidez na adolescência; métodos contraceptivos; principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Projeto de vida. Os escolares participaram das atividades, fizeram questões e tiraram dúvidas. A atividade sobre o Projeto de vida instigou a reflexão sobre o futuro e muitos dos escolares revelaram que desejam estabilidade financeira e afetiva. Conclusão: A experiência de integração do ECS do curso de Enfermagem, de ações do PSE e de projeto de extensão universitária possibilitou o contato com a realidade e problemas vivenciados por escolares sobre sexualidade/gravidez na adolescência. Percebeu-se que adolescentes possuíam dúvidas quanto à gravidez e suas formas de prevenção e sobre o contágio com IST. Evidenciou-se que adolescentes possuem valores/perspectivas de uma vida futura segura e feliz.

Biografia do Autor

Nathalia Vasconcelos Fracasso, Universidade Estadual de Londrina

Egressa da graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012-2016) e Pós-graduanda no Programa de Residência em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina na área de Gerência de Serviços de Enfermagem

Ivy Regina Medeiros Fernandes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em andamento do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Roseli Inês Resende, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Egressa da graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012-2016)

Solange de Fátima Reis Conterno, Docente da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel/PR.

Docente  da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel/PR.

Downloads

Publicado

23-12-2018

Como Citar

FRACASSO, N. V.; MEDEIROS FERNANDES, I. R.; RESENDE, R. I.; REIS CONTERNO, S. de F. EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, SAÚDE DO ESCOLAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 195–202, 2018. DOI: 10.48075/vscs.v4i2.20415. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/20415. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência