CONTROLE DA QUALIDADE NA FASE ANALÍTICA EM LABORATÓRIOS DE MICROBIOLOGIA MÉDICA DA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ.

Autores

  • André Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Elaine Maria dos Santos Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i1.22795
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Microbiologia, Serviços de Laboratório Clínico

Resumo

 

O controle de qualidade em laboratórios de microbiologia médica é de grande importância para a detecção de falhas e consequente melhoria do serviço. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo avaliar a qualidade na fase analítica de laboratórios de microbiologia médica da região Centro-Sul do Estado do Paraná. Para a realização do estudo, foi desenvolvido um questionário on-line com questões adaptadas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 32/2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e realizado o contato com laboratórios clínicos, via telefone e presencialmente oferecendo a oportunidade de participar do estudo. O estudo teve como apoio teórico resoluções, normativas e autores da área de controle de qualidade laboratorial. No decorrer da análise, identificaram-se falhas no controle de qualidade, como ausência do controle de geladeiras de armazenamento de reagentes, controle de corantes empregados para exames microscópicos e certificado de qualidade fornecido pelos fornecedores de meios de cultura prontos. Neste sentido, o controle de qualidade em laboratórios de microbiologia médica deve ser aprimorado, resultando em melhorias para os pacientes e a saúde coletiva.


Biografia do Autor

André Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Ipiranga, especialização em Microbiologia Médica e gestã oem saúde, mestrado e doutorado em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica. Atualmente é servidor técnico administrativo na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul.

Elaine Maria dos Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1998), especialização latu senso em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002), Gestão Industrial com Ênfase em Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006) e Design Instrucional para EaD pela Universidade Federal de Itajubá (2009); mestrado (2007) e doutorado (2011) ambos em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia da Qualidade e Engenharia Organizacional atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gestão da qualidade e ensino superior. Professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR, UNICENTRO.

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

MARTINS, A.; SANTOS, E. M. dos. CONTROLE DA QUALIDADE NA FASE ANALÍTICA EM LABORATÓRIOS DE MICROBIOLOGIA MÉDICA DA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 49–58, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i1.22795. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/22795. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais