INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE EM PACIENTES ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAPIVARI – SP

Autores

  • Tatiane Aparecida de Campos Benatti Universidade Paulista
  • Ana Beatriz Rossetti Santos Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Imunologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP).
  • Jacqueline Fátima Martins de Almeida Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i2.23747
Agências de fomento

Palavras-chave:

Epidemiologia, Tuberculose, Capivari, São Paulo, Taxa de incidência

Resumo

Objetivos: Analisar os indicadores epidemiológicos da tuberculose no município de Capivari – SP. Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico observacional, retrospectivo, que consistiu na análise de 1628 prontuários de pacientes que realizaram os exames para o diagnóstico da tuberculose no município de Capivari-SP no período de 2010 a dezembro de 2016, notificados através da base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ainda através da bases de dados da Secretaria Municipal de Saúde do município de Capivari – SP. Resultados: A incidência total de casos notificados de tuberculose no município de Capivari neste período foi de 140 casos, com taxa de incidência de 37,2 caso para cada 100.000 habitantes. Dentre eles, 27% dos casos foram de tuberculose pulmonar. Dentre os pacientes com tuberculose pulmonar, 39% eram HIV positivos associados e 13% deles evoluíram para óbito. Conclusão: Foi possível observar que a taxa de incidência da tuberculose na população do município de Capivari-SP está dentro da média do estado de São Paulo. Reforça-se a importância do acompanhamento da evolução da incidência da tuberculose no município de Capivari-SP, para manter as campanhas de saúde pública e conscientizar a população sobre a adesão ao tratamento da doença.

 

Biografia do Autor

Ana Beatriz Rossetti Santos, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Imunologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP).

Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professora titular e coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Paulista (UNIP).

Jacqueline Fátima Martins de Almeida, Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Paulista

Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, trabalhou na investigação da associação dos herpesvírus e câncer de tireoide, atualmente trabalha como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genética Molecular do Câncer na investigação do Epstein-Barr Virus no câncer de tireoide. É professora titular da Universidade Paulista (UNIP), lecionando principalmente as disciplinas de microbiologia e biologia molecular.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-12-2019

Como Citar

BENATTI, T. A. de C.; SANTOS, A. B. R.; ALMEIDA, J. F. M. de. INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE EM PACIENTES ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAPIVARI – SP. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 110–118, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i2.23747. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/23747. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais