PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Izabel Aparecida Soares Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza.
  • Ana Paula Zotti Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.
  • Eduarda Socovoski Gnoatto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Franciele Pletsch Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.
  • Glenda Mariana Cantoni Brock Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i1.24603
Agências de fomento

Palavras-chave:

Parasitas, Infecções, Pré-escolares, Exame parasitológico, Prevalência.

Resumo

Parasitoses intestinais, doenças cujos agentes etiológicos são helmintos ou protozoários, os quais, em pelo menos um dos períodos do ciclo evolutivo, localizam-se no aparelho digestivo do ser humano. As crianças com idade escolar representam a maioria dos acometidos, causando graves consequências ao seu crescimento e desenvolvimentos físico e mental. O objetivo deste trabalho foi verificar se há casos de contaminação por parasitas intestinais em crianças em dois centros municipais de educação infantil no município na região Oeste do Paraná. Os dados foram obtidos através de exames parasitológicos realizados em crianças com idade de 3 a 4 anos. Para que as crianças participassem da pesquisa, os pais e/ou responsáveis assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), para autorizarem a participação de seus filhos e um kit contendo o coletor e um manual explicativo de como fazer a coleta das fezes. As amostras foram enviadas para um laboratório clínico para a realização das análises pelos métodos de Hoffman, Pons e Janer e Faust e cols. Para os pais e/ou responsáveis que aceitaram participar da pesquisa, foi aplicado um questionário para avaliar as variáveis quanto ao conhecimento e as atitudes sobre as parasitoses intestinais. Foram obtidas 48 amostras e destas, um caso de parasitose intestinal, Giardia lamblia. O conhecimento dos pais em relação aos sintomas indicativos de parasitoses intestinais, estes relataram que 13% das crianças apresentaram sintomas como: diarreia, cólicas abdominais, emagrecimento, náuseas e vômitos; e 87% das crianças não apresentaram. Assim, as crianças investigadas apresentaram baixo índice de parasitoses intestinais.

Biografia do Autor

Izabel Aparecida Soares, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza.

Graduação em Ciências Biológicas. Mestre e Doutora em Agronomia, área de concentração Melhoramento Genético. Professora Associado D (Nível I) da Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvendo  pesquisa com Toxicologia Comparada com foco em qualidade da água.

Ana Paula Zotti, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.

Graduanda: Ciências Biológicas - Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.

Eduarda Socovoski Gnoatto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda: Ciências Biológicas - Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.

Franciele Pletsch, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.

Graduanda: Ciências Biológicas - Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.

Glenda Mariana Cantoni Brock, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.

Graduanda: Ciências Biológicas - Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr.

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

SOARES, I. A.; ZOTTI, A. P.; GNOATTO, E. S.; PLETSCH, F.; BROCK, G. M. C. PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 9–17, 2020. DOI: 10.48075/vscs.v6i1.24603. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/24603. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais