TIPO DE ALIMENTOS E FREQUÊNCIA DE CONSUMO POR ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL NUM MUNICÍPIO PARANAENSE

Autores

  • Ana Claudia Ramos de Paula Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gicelle Galvan Machineski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adreciane Chechi Martins
  • Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maristela Salete Maraschin Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i1.25361
Agências de fomento
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

Palavras-chave:

Estado Nutricional. Crianças. Obesidade. Atenção primária à saúde. Cuidado da criança.

Resumo

Objetivo: Conhecer o tipo de alimento e a frequência de consumo por escolares do ensino fundamental. Método: Pesquisa quantitativa e descritiva, com coleta de dados em duas escolas municipais de um município do oeste do Paraná, a partir da frequência do consumo alimentar e do recordatório alimentar de 24 horas, realizado com534 crianças, entre 06 e 12 anos de idade. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. O estudo seguiu os preceitos éticos e as crianças e os seus pais consentiram a participação. Resultados: Observou-se que o consumo alimentar é prioritariamente de carboidratos, produtos industrializados, gorduras e açucares, colaborando para o aumento de peso. As crianças fazem cinco refeições ao dia, contando com os lanches na escola, cuja qualidade nutricional não foi satisfatória. Conclusão: É necessário implementar as políticas públicas relacionadas à nutrição do escolar, bem como realizar ações que visem melhorar a educação nutricional nas escolas e, por conseguinte fomentar uma prática alimentar adequada, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas.

Biografia do Autor

Ana Claudia Ramos de Paula, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Residente do Programa de Residência em Enfermagem - Especialidade em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Gicelle Galvan Machineski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.

Adreciane Chechi Martins

Nutricionista. Colaboradora no projeto “Abordagem da obesidade infanto-juvenil em escolas de ensino fundamental”, desenvolvido com o apoio financeiro da Fundação Araucária.

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ciências. Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.

Maristela Salete Maraschin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

PAULA, A. C. R. de; MACHINESKI, G. G.; MARTINS, A. C.; TOSO, B. R. G. de O.; MARASCHIN, M. S. TIPO DE ALIMENTOS E FREQUÊNCIA DE CONSUMO POR ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL NUM MUNICÍPIO PARANAENSE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 37–47, 2020. DOI: 10.48075/vscs.v6i1.25361. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/25361. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais