TENDÊNCIA TEMPORAL DO ALEITAMENTO MATERNO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i2.26221
Agências de fomento

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Epidemiologia, Saúde Materno-Infantil, Estudos de séries temporais.

Resumo

Objetivo: Realizar análise descritiva da situação do aleitamento materno em crianças menores de quatro meses do município de Macaé/ RJ. Métodos: Estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo, utilizando o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), disponível no sítio eletrônico do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram utilizadas as seguintes variáveis: crianças menores de 4 meses em aleitamento materno misto e crianças menores de 4 meses em aleitamento materno exclusivo, residentes no município de Macaé, no período de 2005 a 2015. O recorte temporal escolhido foram os últimos 10 anos consolidados no DATASUS. Resultados: O número de crianças cadastradas e amamentadas no município durante o período estudado mostra que, em todos os anos, o percentual se manteve estável para todas as variáveis estudadas. A prática de AME sofreu pouca variação com o menor percentual observado de 68% em 2011 e com um valor máximo de 75%, em 2013. O percentual de aleitamento misto se manteve entre 24% e 29%, enquanto o percentual de crianças não amamentadas ficou entre 1% a 3%. Conclusões: Existem evidências suficientes para afirmar que o apoio à amamentação é necessário para aumentar a duração e a exclusividade da amamentação, garantindo múltiplas vantagens à saúde de recém-nascidos a termo e pré-termo, crianças, mães e sociedade em geral.

Biografia do Autor

Viviane Souza Machado Paes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduanda do curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ-Macae

Patrícia Regina Affonso Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé. Mestre em Enfermagem – EEAN-UFRJ. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação – PPGCiAC-UFRJ. Docente da Área Materno-Infantil do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé.

Carina Bulcão Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem – EEAN-UFRJ. Docente da Área Materno-Infantil do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé.

Rejane Correa Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Biofísica. Docente da Área Materno-Infantil do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

PAES, V. S. M.; SIQUEIRA, P. R. A.; PINTO, C. B.; MARQUES, R. C. TENDÊNCIA TEMPORAL DO ALEITAMENTO MATERNO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RIO DE JANEIRO. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 92–100, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v6i2.26221. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26221. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais