CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE: CUIDADO E EMPATIA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréia Eckert Frank Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões
  • Gabriélli Maria Huppes Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões
  • Gabrieli Beck Weide Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões
  • Yan Vinicíus de Souza Schenkel Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i2.26487
Agências de fomento

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Empatia, Cuidados de Enfermagem, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde.

Resumo

Objetivo: descrever a percepção dos profissionais de enfermagem que atuam na unidade pediátrica em relação aos cuidados de enfermagem durante a hospitalização de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde. Método: pesquisa realizada no espaço temporal de 2019-2020, com 10 profissionais de enfermagem que atuam na Unidade de Internação Pediátrica. As entrevistas foram guiadas por meio de um roteiro semiestruturado composto por seis questões e tiveram seu áudio gravado. As enunciações foram transcritas e submetidas à análise temática. Resultados: as profissionais entrevistadas relataram sobre a empatia em relação a este público durante a hospitalização pediátrica, a importância de desempenhar seu trabalho com qualidade e da melhor forma para este público, além do cuidado humanizado por meio da atenção, paciência e carinho. Conclusão: a partir das enunciações da equipe de enfermagem, percebe-se que a percepção do cuidado está pautada na empatia, na humanização, na singularidade do cuidado, no afeto e na atenção que é dispensada para essas crianças ou adolescentes e seus familiares. O processo de hospitalização pediátrica é muito delicada, sobretudo com crianças e adolescentes que apresentam demandas de cuidados de saúde, desta forma, o vínculo e a empatia estabelecidos são promissores para a continuidade dos cuidados de saúde.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Coordenadora substituta do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM/PM. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas, Bioética. Possui experiência no campo da enfermagem pediátrica, com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM) e do Grupo de pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM). Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2017). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2012). Especialista em Saúde do Adolescente (UnYleYa/2017). Especialista em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal pela (UnYleYa/2017). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2010). Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2008).

Andréia Eckert Frank, Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões, Brasil. 

Gabriélli Maria Huppes, Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões, Brasil.

Gabrieli Beck Weide, Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões; Brasil

Yan Vinicíus de Souza Schenkel, Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões; Brasil

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

SILVEIRA, A. da; FRANK, A. E.; HUPPES, G. M.; WEIDE, G. B.; SCHENKEL, Y. V. de S. CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE: CUIDADO E EMPATIA DE ENFERMAGEM. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 112–120, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v6i2.26487. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26487. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais