IMPORTÂNCIA DE UM PROTOCOLO PARA O PACIENTE PEDIÁTRICO NA TRIAGEM NO PRONTO ATENDIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i2.26488
Agências de fomento

Palavras-chave:

triagem, pediatria, enfermeiro.

Resumo

O cuidado pediátrico por si só já se difere do cuidado ao cliente adulto e em uma situação de urgência e emergência a importância do cuidado rápido e eficaz se acentua. Por vezes, percebe-se uma dificuldade em avaliar a criança na urgência e emergência pelo profissional de enfermagem e uma possível forma de mudar a situação é o estabelecimento de uma normatização que sirva de base para a atuação assistencial. Objetivo: Demonstrar a importância do conhecimento do profissional enfermeiro e elaborar critérios de avaliação na triagem pediátrica. Metodologia: Para realização do trabalho foi levantado os artigos científicos das bases de dados Scielo e Medline publicados no período de 2010 a 2020 utilizando-se dos descritores triagem; pediatria; enfermeiro. Após o levantamento, seleção de dados e analisados os protocolos encontrados, elaborou-se um protocolo para a triagem pediátrica. Comprovou-se por meio do trabalho a importância do conhecimento técnico-científico do enfermeiro associado a um bom protocolo norteador.

Biografia do Autor

Gabriele da Silva Borges, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Possui graduação em Enfermagem Bacharelado pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz e prevista colação de grau em 19 jan 2021, foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2018-2019). Demonstra afinidade com o tema Enfermagem Pediátrica, sendo esse seu segundo trabalho no tema.

Daiana Aparecida dos Santos, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Possui graduação em Enfermagem Bacharelado pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz e prevista colação de grau em 19 jan 2021. Já é graduada em tecnólogo em enfermagem há 9 anos, atuando recentemente em UTI e Pronto Socorro, tendo mais afinidade nessas áreas acadêmicas. Também desempenha com destreza funções em Enfermagem Pediátrica.

Rafaela Bramatti Silva Razini Oliveira, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011), Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá(UEM), Especialista em UTI-Neonatal pela Faculdade Pequeno Príncipe de Curitiba (2008), Graduação em Enfermagem com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2005). Docente na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ-UNIOESTE (2014-2016) no curso de Enfermagem, atuando nas disciplinas de Enfermagem Fundamental, Paciente Crítico, estágios no Hospital Universitário do Oeste do Paraná-HUOP, docente da Residência de Enfermagem do HUOP e tutora dos residentes I de PS. Docente da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Núcleo Regional de Educação Cascavel). Atualmente Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Assis Gurgacz-FAG e Facilitadora do Coren-PR. Tem experiência na área de Gerenciamento, Assistência em Enfermagem e docência.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

BORGES, G. da S.; SANTOS, D. A. dos; OLIVEIRA, R. B. S. R. IMPORTÂNCIA DE UM PROTOCOLO PARA O PACIENTE PEDIÁTRICO NA TRIAGEM NO PRONTO ATENDIMENTO. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 121–128, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v6i2.26488. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26488. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais