A INCLUSÃO DIGITAL COMO PROPOSTA EDUCACIONAL NO ASSENTAMENTO ESTRELA EM ORTIGUEIRA – PR

Autores

  • Maria Salete Marcon Gomes Vaz
  • Geisla de Albuquerque Melo
  • Jonas Roberto Schaurich
  • Drielli Peyerl

Palavras-chave:

educação e informática, Ortigueira, IESol.

Resumo

Por apresentar um dos menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná, o Município de Ortigueira tornou-se espaço de constante atuação de instituições estatais, almejando reverter esta situação. Vislumbrando este cenário, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio de seu programa de extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol), passou a atuar no assentamento Estrela, localizado naquele município. Em parceria com a Secretaria do Estado da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior e seu programa Universidade sem Fronteiras, a inclusão digital se desenvolve conforme o projeto “Economia Solidária no Contexto da Reforma Agrária: a IESol e os Assentamentos Estrela e Iraci Salete Strozake em Ortigueira – Paraná”. Esta linha de atuação é uma proposta educacional aos assentados para que possam utilizar ferramentas computacionais tanto nas tarefas laborais e cotidianas como para seu desenvolvimento cultural. Nesse contexto, a inclusão digital se consolidou no assentamento Estrela por meio de um curso básico de Informática, em outubro de 2008. Assim, a universidade cumpre seu papel de integrar ensino, pesquisa e extensão.

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Publicado

15-12-2009

Como Citar

VAZ, M. S. M. G.; MELO, G. de A.; SCHAURICH, J. R.; PEYERL, D. A INCLUSÃO DIGITAL COMO PROPOSTA EDUCACIONAL NO ASSENTAMENTO ESTRELA EM ORTIGUEIRA – PR. Varia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p.65–72, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2586. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios