AVALIAÇÃO DO PREPARO DE SOLO EMPREGANDO O SISTEMA DE CULTIVO CONSERVACIONISTA EM FAIXAS COM “PARAPLOW” ROTATIVO USANDO ANÁLISE DIMENSIONAL

Autores

  • Daniel - Albiero
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

análise dimensional, preparo conservacionista do solo, “paraplow” rotativo

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no campo experimental da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP e teve como objetivo avaliar o novo sistema de preparo de solo Conservacionista em Faixas com "Paraplow" Rotativo, dando ênfase para a aplicação em sistemas de plantio voltados para agricultura familiar. A avaliação foi dividida em três grupos: caracterização da ferramenta como conservacionista; caracterização geométrica da faixa bem preparada; e determinação da configuração operacional ótima para a agricultura familiar. Foi utilizada a técnica de análise dimensional que através do planejamento experimental à ela atrelado define o elenco dos principais parâmetros a serem medidos e importantes para as respectivas determinações, caracterizações e comprovações. Com estes parâmetros definidos, em um total de vinte e dois parâmetros foram realizados o experimento em campo em um delineamento experimental totalmente aleatório, onde foi realizado o experimento com oito tratamentos, onde cada tratamento disposto em uma linha experimental com cinco pontos de coletas de dados antes, e cinco pontos de coleta de dados após a passagem da ferramenta. Para este arranjamento foram feitas duas repetições para cada parâmetro totalizando dezesseis linhas experimentais, perfazendo um total de dez pontos avaliados para cada tratamento. Com os dados coletados foi possível realizar as análises através da: estatística descritiva básica, análise dimensional e análise de variância. Os resultados obtidos demonstram claramente que o “Paraplow” Rotativo é uma ferramenta de preparo de solo conservacionista. As avaliações operacionais indicam que esta ferramenta acoplada a um motocultor de 12 cv é adequada a utilização pela agricultura familiar, tendo capacidades de campo compatíveis com as necessidades das pequenas propriedades. Comparações entre as metodologias da Análise Dimensional e a Análise de Variância de uma via simples, demonstram a superioridade da Análise Dimensional em estudos de dinâmica do solo e avaliações de máquinas de preparo de solo.

Downloads

Publicado

22-11-2010

Como Citar

ALBIERO, D. .-. AVALIAÇÃO DO PREPARO DE SOLO EMPREGANDO O SISTEMA DE CULTIVO CONSERVACIONISTA EM FAIXAS COM “PARAPLOW” ROTATIVO USANDO ANÁLISE DIMENSIONAL. Varia Scientia Agrárias, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 197–199, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientiaagraria/article/view/4441. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações