Desempenho das habilidades motoras fundamentais de crianças com deficiência intelectual

Autores

  • Leandro Martinez Vargas Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT), Itararé
  • Gustavo Luis Gutierrez Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas
  • José Irineu Gorla Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2014.v12.n1.p55
Agências de fomento
Não se aplica.

Palavras-chave:

Desempenho motor, Crianças, Deficiência intelectual.

Resumo

O presente estudo tem por finalidade analisar o desempenho das habilidades motoras fundamentais (locomoção e controle de objetos) de crianças de 7 a 12 anos com deficiência intelectual. Participaram da pesquisa 47 alunos, de ambos os gêneros. As crianças foram avaliadas por meio do Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), proposto por Ulrich (2000). O tratamento estatístico foi realizado por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20. Os resultados apontaram que: as crianças avaliadas apresentaram um atraso motor em relação a população de referência; a diferença entre a idade cronológica e a idade motora estimada para cada subteste foi significativa e; os meninos apresentaram desempenho significativamente melhor em relação as meninas nos subtestes de locomoção e controle de objetos do TGMD-2. Recomenda-se a implementação de um programa interventivo, com o objetivo proporcionar um melhor aprimoramento das habilidades motoras fundamentais dessas crianças e consequente diminuição do atraso motor.

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Publicado

28.07.2015

Como Citar

VARGAS, L. M.; GUTIERREZ, G. L.; GORLA, J. I. Desempenho das habilidades motoras fundamentais de crianças com deficiência intelectual. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 12, n. 1, p. 55–65, 2015. DOI: 10.36453/2318-5104.2014.v12.n1.p55. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/10831. Acesso em: 28 mar. 2024.