Voleibol: práticas alternativas frente aos novos paradigmas
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v4.i7.p31Palavras-chave:
Voleibol, Paradigmas, Práticas alternativasResumo
O texto mostra práticas alternativas de caráter recreativo com a idéia do voleibol que podem ser aplicadas na iniciação, nas aulas de Educação Física e no tempo livre. Porém, levando em conta paradigmas que respeitem o ser humano em sua individualidade e diversidade, observado, a princípio, os aspectos de “inclusão” (no lugar da exclusão) e de “cooperação” (não só competição).
Downloads
Referências
ASEP. American Sport Education Program. Ensinando voleibol para jovens. São Paulo: Manole, 1999.
BAACKE, H. Mini-volibol: uma forma adaptada de VB para crianças de 09 a 12 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, Brasília, v. 9, n. 33,1977.
CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1998.
SOLER, R. Jogos cooperativos para educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
BRANDL NETO, I. Voleibol: práticas alternativas frente aos novos paradigmas. Caderno de Educação Física, Marechal Cândido Rondon, v. 4, n. 7, p. 31-56, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.