Hora de brincar

Autores

  • Paula Sant’Ana Guimarães Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Solange Demenighi Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i9.p109

Palavras-chave:

Ritmo, Atividades Lúdicas, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Este estudo desenvolveu um projeto de atividades rítmicas para crianças de 2 a 5 anos na Creche Municipal "O Pequeno Líder", buscando promover o desenvolvimento da capacidade de ritmização, socialização e habilidades motoras. Baseado na pedagogia relacional, o método incluiu movimentos naturais com música, brinquedos cantados e danças folclóricas, aplicados em aulas semanais. Apesar de dificuldades iniciais com adaptação e metodologia, as atividades geraram maior engajamento infantil e indicaram potencial para mudanças comportamentais e institucionais em projetos de longo prazo. Conclui-se que a creche deve ser uma instituição formadora, integrando práticas que considerem o desenvolvimento integral da criança.

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Publicado

13.02.2003

Como Citar

GUIMARÃES, P. S.; DEMENIGHI, S. Hora de brincar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 9, p. 109–113, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i9.p109. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1354. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência