Hora de brincar
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i9.p109Palavras-chave:
Ritmo, Atividades Lúdicas, Desenvolvimento InfantilResumo
Este estudo desenvolveu um projeto de atividades rítmicas para crianças de 2 a 5 anos na Creche Municipal "O Pequeno Líder", buscando promover o desenvolvimento da capacidade de ritmização, socialização e habilidades motoras. Baseado na pedagogia relacional, o método incluiu movimentos naturais com música, brinquedos cantados e danças folclóricas, aplicados em aulas semanais. Apesar de dificuldades iniciais com adaptação e metodologia, as atividades geraram maior engajamento infantil e indicaram potencial para mudanças comportamentais e institucionais em projetos de longo prazo. Conclui-se que a creche deve ser uma instituição formadora, integrando práticas que considerem o desenvolvimento integral da criança.
Downloads
Referências
APOSTILADO de Educação Física Infantil, Unioeste, 2001.
ARTAXO, Inês et al. Ritmo e movimento. Guarulhos: Phorte, 2000.
BRANDL NETO, I. Teorias da aprendizagem e a educação física (motora): formas de como ensinar. Caderno de Educação Física, v. 1, n.1, 1999.
CAMARGO, M. L. Música/movimento: um universo em duas dimensões. Belo Horizonte: Villa Rica, 1994.
CAUDURO, M. T. Dança escolar: recurso ao desenvolvimento psicomotor. In: Revista do Professor. Porto Alegre, v. 11, n. 41, 1995.
CAUDURU, V. R. Declamando, ritmando e movimentando-se: música e ritmo como recursos educativos. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 5, n. 20, 1989.
LAPIERRE, A.; AUCOUTURIER, B. Associações de contrastes, estruturas e ritmos. São Paulo: Manole, 1985.
LOPES, V. N. Brinquedos e jogos: referenciais de escolhas para crianças de zero a seis anos. Revista do Professor. Porto Alegre1993.
NODA, L. Caderno Pedagógico de atividades rítmicas. MEC, Secretaria da Educação Física e Desportos. Curitiba, 1984.
PALLARÉS, Z. M. Atividades rítmicas para o pré-escolar. Porto Alegre: Redacta-Prodil, 1981.
PAIVA, Ione Maria R. Brinquedos cantados. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
PINTO, R. M. Gestos musicalizados: uma relação entre educação física e música. Belo Horizonte: Inédita, 1996.
POMIN, M. I. P. Estudo sobre os critérios de seleção e aplicação dos brinquedos cantados nas instituições de educação infantil no município de Londrina. In: XI Encontro Nacional de recreação e Lazer. Anais... Unioeste: Foz do Iguaçu: 1999.
ROSAMILHA, N. Psicologia do jogo e aprendizagem infantil. São Paulo: Pioneira, 1979.
ROSSETE, E. C. Ritmo e movimento humano. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.14, n. 1, 1992.
TAUBE, M. L. Estudo qualitativo do desenvolvimento da capacidade rítmica da criança. Revista Movimento, v. 5, n. 9, 1998.
VERDERI, É. B. Encantando a educação física. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.