As concepções de corpo dos acadêmicos do 4º ano licenciatura do curso de educação física da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Autores

  • Jorge Both Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • João Fernando Christofolletti Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p149

Palavras-chave:

Corpo, Educação Física, Formação docente

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar as concepções de corpo entre acadêmicos do 4º ano de Licenciatura em Educação Física da UNIOESTE. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa com nove estudantes, analisando suas respostas por meio de associações categorizadas. Os resultados indicaram uma divisão significativa entre duas concepções: o corpo como objeto biológico e o corpo como unidade integrada que interage com o meio. A influência de fatores culturais e acadêmicos foi evidente na construção dessas percepções. Conclui-se haver necessidade de uma abordagem pedagógica mais integrada no currículo da Educação Física, promovendo uma visão holística do corpo, que contemple tanto os aspectos biológicos quanto os humanos e sociais.

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Referências

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1987.

GUEDES, C. M. Do discurso da Educação Física. Campinas, 1998. 242f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

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Publicado

13.10.2003

Como Citar

BOTH, J.; CHRISTOFOLLETTI, J. F. As concepções de corpo dos acadêmicos do 4º ano licenciatura do curso de educação física da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 10, p. 149–152, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i10.p149. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1362. Acesso em: 31 mar. 2025.