Panorama geral sobre políticas de esporte no Brasil

Autores

  • Felipe Canan Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Luciana Letícia Sperini Rufino dos Santos Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor), Loanda
  • Fernando Augusto Starepravo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n1.p15

Palavras-chave:

descentralização, democratização, financiamento

Resumo

Propomo-nos neste artigo apresentar um panorama geral sobre as políticas de esporte no Brasil, abrangendo o histórico da relação entre Estado e esporte, a organização esportiva institucional e o financiamento esportivo. Adotamos uma pesquisa descritiva por meio de análise de documentos e literatura. A organização esportiva nacional perpassou por mudanças estruturantes que lhe permitiram passar de um caráter centralizador e prioritário ao alto rendimento para um perfil mais descentralizado e democrático. A compreensão hegemônica de esporte em seu sentido de competição internacionalmente regrada, contudo, ainda apresenta-se como um desafio para consecução de políticas esportivas ainda mais democráticas.  

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Biografia do Autor

Felipe Canan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2002), especialização em Administração Esportiva pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2003), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (UGF) (2004), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2008) e graduação em Direito/Bacharelado pela Universidade Paranaense (UNIPAR) (2015) (OAB/PR 80121). Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, e doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na área de concentração "Práticas sociais em Educação Física" e linha de pesquisa "Práticas, políticas e produção de conhecimento em Educação Física" do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Luciana Letícia Sperini Rufino dos Santos, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor), Loanda

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Graduada em Educação Física/Bacharelado, na mesma instituição (2014). Especialização em Educação Especial e Inclusão pela Faculdade de Pinhais (2014). Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, linha de Práticas Políticas e Produção de Conhecimento em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, esporte, gestão pública, políticas públicas e formação de professores. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer - GEPPOL/UEM.Docente do curso de Educação Física na Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR.

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Educação Física pela mesma Instituição. Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Tutor do Grupo PET Educação Física da UEM, membro do comitê científico do GTT de Políticas Públicas do CBCE e diretor da Associación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE).

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Publicado

01.06.2017

Como Citar

CANAN, F.; SPERINI RUFINO DOS SANTOS, L. L.; STAREPRAVO, F. A. Panorama geral sobre políticas de esporte no Brasil. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 1, p. 15–27, 2017. DOI: 10.36453/2318-5104.2017.v15.n1.p15. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/16649. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Públicas de Esporte e Lazer