Perfil do desenvolvimento dos escolares de 7 a 14 anos do município de Marechal Cândido Rondon
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.1999.n1.p7Palabras clave:
Desenvolvimento, Escolares, CrescimentoResumen
O estudo objetivou analisar o perfil de crescimento físico e o estado nutricional de escolares de 7 a 14 anos do município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. Considerou-se a influência do contexto socioeconômico, familiar e ambiental no desenvolvimento humano, utilizando dados coletados em escolas públicas urbanas. A amostra abrangeu 1.185 escolares de ambos os sexos, com medições de peso e estatura realizadas conforme os padrões do NCHS (National Center for Health Statistics). A análise incluiu variáveis socioeconômicas, composição familiar e hábitos cotidianos. Os resultados indicaram que 52,4% dos escolares apresentaram valores de peso abaixo do percentil 50, enquanto 61,8% tinham estatura acima do mesmo percentil. Cerca de 45,5% foram classificados como eutróficos, enquanto 40% apresentaram algum grau de desnutrição e 14,5% mostraram sobrepeso ou obesidade. A desnutrição atual, caracterizada por déficit de peso em relação à estatura, foi predominante. Os resultados evidenciam que os escolares apresentam perfil de crescimento predominantemente longilíneo, refletindo possíveis influências do contexto socioeconômico e familiar. Apesar das condições desfavoráveis, como baixa renda familiar e escolaridade limitada dos pais, fatores positivos como moradias qualificadas, atividades de subsistência e estrutura familiar coesa parecem mitigar impactos negativos no desenvolvimento. Conclui-se que o crescimento físico e o estado nutricional são resultados da interação entre características individuais e contextuais, reforçando a importância de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida para o adequado desenvolvimento infantil.
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