Das punições aplicadas nos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná 1988 a 1998
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.v2.n2.2000.p119Palavras-chave:
Punições, Jogos Abertos, Jogos da JuventudeResumo
Pretendemos com este artigo, apresentar algumas discussões acerca das punições aplicadas pelos Tribunais de Justiça Desportiva nos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná, entre os anos de 1988 a 1998. Tal estudo é resultado de um ensaio monográfico, defendido em 1999, cujo objetivo geral foi analisar qual a importância dos Tribunais de Justiça e Disciplina Desportiva atuantes nos Jogos Abertos e Jogos da Juventude promovidos pelo Estado do Paraná, enquanto maneira de minorar a ocorrência de atitudes anti-desportivas, a fim de manter a normatização dos jogos. O material pesquisado foi o Quadro de Punições da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo - Paraná Esporte/Comissão Especial de Justiça Desportiva, emitido no dia 24 de junho de 1998. De forma geral, os resultados permitem afirmar que as punições aplicadas em 11 anos pouco variam e, quando ocorrem oscilações, parecem estar relacionadas com o número de participantes, assim como, apesar do conhecimento sobre Código de Organização da Justiça e Disciplina Desportiva - COJDD ser apenas superficial ou existencial, as atitudes anti-desportivas neste tipificadas não são praticadas a todo instante em vista da moralidade inserida na personalidade das pessoas, em prol da prática esportiva saudável.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Rodolfo de. A violência no esporte. Revista de Educação Física. Londrina: APEF, v. 4, n. 7, 1983.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GUTIERREZ, Gustavo L. et al. A produção teórica da Educação Física e sua crise paradigmática. Conexões: Educação, Esporte, Lazer. Campinas: Unicamp, 1998.
MARINHO, Inezil Penna. Introdução ao estudo da filosofia da educação física e dos desportos. Brasília: Horizonte, 1984.
MELO FILHO, Álvaro. Lei Pelé: Comentários à Lei nº 9.615/98. 1. ed. Brasília, DF: Brasília Jurídica, 1998.
MILLEN, Leonardo. A agressividade no esporte. Revista Superguia Fitness. Rio de Janeiro: Lazward Edições, ed. 02, 1996.
MYSKIW, Mauro. Justiça e disciplina desportiva: Um estudo sobre os tribunais nos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná - 1988 a 1998. Marechal Cândido Rondon: UNIOESTE, Departamento de Educação Física, 1999.
MOSQUERA, Juan; STOBÃUS, Claus. Psicologia do desporto. Porto Alegre: Ed. da Universidade, UFRGS, 1984.
NERICE, I. G. Metodologia de ensino: uma introdução. São Paulo, 1981.
SCHMITT, Paulo M.; QUADROS, Alexandre H. Comissão Especial de Justiça Desportiva - Relatório 1998. Curitiba: Paraná Esporte, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.