Ginástica laboral: um estudo de caso em Marechal Cândido Rondon-PR
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p49Palavras-chave:
Ginástica Laboral, Exercício, Qualidade de Vida.Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a aceitação das empresas de Marechal Cândido Rondon quanto à implantação de um programa de Ginástica Laboral no sentido de valorização do ser humano nas empresas. Realizou-se a pesquisa em dez empresas e constatou-se que 60% das empresas não têm nenhum tipo de atividade física voltada à melhoria da qualidade de vida dos funcionários, mas o interesse na implantação da Ginástica Laboral é de 90% das empresas.
Downloads
Referências
CARVALHO, S. Hora da ginástica: regaste da obra do Prof. Oswaldo Magalhães. Santa Maria: UFSM, 1994.
DIAS, M. F. M. Ginástica Laboral - empresas gaúchas têm bons resultados com ginástica antes do trabalho. Revista Proteção, v. 6, n. 29, p. 124-125, 1994.
FARO JÚNIOR, M. P. Exercício e qualidade de vida. Revista Âmbito da Medicina Desportiva, v. 11, n. 25, p. 3-4, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GONÇALVES, A.; CARVALHO, Y. M. de. Esporte e lazer na empresa. Secretaria de Educação Física e Desporto. Brasília, MEC/SEED, 1990. Revista da Educação Física, v. 3, n. 1, p. 67-68, 1992.
GUERRA, A. C. Ginástica laboral - A ginástica no local de trabalho. Apostila Electrolux do Brasil. São Paulo, s/d.
MATOS, F. G. Fator QF - Quociente de felicidade: ciclo de felicidade no trabalho. São Paulo: Makron Books, 1993.
ROCHA, F. Estudo de casos. Esporte e lazer na empresa. Secretaria de Educação Física e Desportos. Brasília: MEC/SEED, 1990.
SESI. Departamento Nacional. Ginástica na Empresa. Brasília: SESI-DN, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.