Ensino e pesquisa: uma dialética necessária
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p103Palavras-chave:
Ensino, Pesquisa, EmancipaçãoResumo
A formação de um ser humano livre e emancipado, busca de uma educação que se quer democrática, enfrenta cada vez mais complexidades face aos novos mapas culturais, humanos e tecnológicos. Daí a necessidade de se formar um cidadão com capacidade crítica, com habilidades de iniciativa e flexibilidades que lhe permitam transitar por estas complexidades. Para isso, faz-se urgente e mais profunda a necessidade de integrar cada vez mais ensino com pesquisa. Da educação básica ao ensino superior, a pesquisa necessita fazer parte integrante do processo educativo.
Downloads
Referências
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
DUARTE JÚNIOR, J. F. O que é realidade. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.