Ensino e pesquisa: uma dialética necessária

Autores

  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p103

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Emancipação

Resumo

A formação de um ser humano livre e emancipado, busca de uma educação que se quer democrática, enfrenta cada vez mais complexidades face aos novos mapas culturais, humanos e tecnológicos. Daí a necessidade de se formar um cidadão com capacidade crítica, com habilidades de iniciativa e flexibilidades que lhe permitam transitar por estas complexidades. Para isso, faz-se urgente e mais profunda a necessidade de integrar cada vez mais ensino com pesquisa. Da educação básica ao ensino superior, a pesquisa necessita fazer parte integrante do processo educativo.

Downloads

Referências

DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

DUARTE JÚNIOR, J. F. O que é realidade. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

Downloads

Publicado

01.01.2000

Como Citar

AHLERT, A. Ensino e pesquisa: uma dialética necessária. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 3, n. 2, p. 103–108, 2000. DOI: 10.36453/cefe.2001.v3.i2.p103. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1828. Acesso em: 6 abr. 2025.