Educação física escolar e esporte: um ponto de vista

Autores

  • Jorge Both Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • João Fernando Christofoletti Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p127

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Escola.

Resumo

O presente estudo vem trazer à tona a questão abordada por vários autores, onde eles colocam em xeque a relação professor-aluno e a forma que é praticado o esporte na escola. Partindo disso, o artigo vem comentar alguns elementos que se ligam ao esporte como: rendimento, saúde, lazer e educação, para depois, discutir qual é o papel do esporte desejado na Educação Física Escolar e como as transformações abordadas por RAMALHO (2000) vêm conseguindo o distanciamento da "tendência esportiva" citada por BRACHT (1989). Este escrito se define por uma linha de pensamento onde se deve trabalhar de forma distinta o esporte na escola, separando o esporte na aula de Educação Física e na escola, tendo assim uma aula que respeita o aluno e que vise à educação e um treinamento esportivo que vise o desenvolvimento do aluno, respeitando suas limitações. Contrariando o que os planos e projetos esportivos pregam sobre o esporte na escola, que é a busca do atleta de rendimento através das aulas de Educação Física.

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Publicado

01.01.2000

Como Citar

BOTH, J.; CHRISTOFOLETTI, J. F. Educação física escolar e esporte: um ponto de vista. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 3, n. 2, p. 127–136, 2000. DOI: 10.36453/cefe.2001.v3.i2.p127. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1830. Acesso em: 5 fev. 2025.