Transformação didáticopedagógica e o ensino de novos esportes no ensino médio: um relato de experiência

Autores

  • João Júnior de Sá Núcleo de Regional de Educação (NRE), Toledo
  • Mauro Myskiw Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i14.p85

Palavras-chave:

Esporte, Prática Pedagógica, Intervenção.

Resumo

O ensino do esporte no ambiente escolar pode ser realizado de maneira que amplie o enfoque sobre saber-fazer baseado na execução de exercícios físicos, contemplando reflexões sobre aspectos socioculturais. Desse entendimento emergiu esta experiência/proposta que esteve centrada no ensino de novos esportes aos alunos do Ensino Médio, com uma intervenção centrada nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. O projeto foi realizado em um Colégio Estadual da cidade de Toledo-Paraná. Foi escolhida uma turma do Ensino Médio para o desenvolvimento da proposta, que se caracterizou pelo ensino do badminton, beisebol, futebol americano, peteca e tênis de campo. A turma foi dividida em cinco grupos, cada grupo, através de sorteio ou por afinidade, ficou responsável por uma modalidade para pesquisar e apresentar. Após realizarem a pesquisa, os alunos apresentaram a modalidade para o grande grupo. Cada grupo teve 03 aulas (duas teóricas e uma prática ou vice-versa conforme a necessidade). Durante e após o desenvolvimento da proposta de intervenção foi realizada uma avaliação diagnóstica (mediante observação não estruturada e o relato dos alunos através de uma redação). A reflexão em torno da experiência permitiu concluir que é possível uma transformação didático-pedagógica no ensino dos esportes na Educação Física Escolar e que o ensino de novos esportes é importante no espaço escolar, sobretudo porque permite a reflexão sobre a relação entre o esporte e o seu significado social.

Downloads

Referências

BETTI, M. Violência em campo: dinheiro, mídia e transgressão às regras no futebol espetáculo. Ijuí: Unijuí, 1997.

BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento, Porto Alegre, a. 6, n. 12, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física: 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.

DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

Downloads

Publicado

10.03.2009

Como Citar

SÁ, J. J. de; MYSKIW, M. Transformação didáticopedagógica e o ensino de novos esportes no ensino médio: um relato de experiência. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 14, p. 85–93, 2009. DOI: 10.36453/cefe.2009.v8.i14.p85. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1890. Acesso em: 12 abr. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência