A cumplicidade entre os comitês de ética em pesquisa em seres humanos e as ações investigatórias
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i14.p97Palavras-chave:
Ética, Bioética, Comitê de ÉticaResumo
Este artigo analisa a importância dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) no Brasil, destacando sua função na regulamentação de estudos envolvendo seres humanos. O objetivo é evidenciar a necessidade de um controle ético na produção científica, garantindo o respeito à dignidade humana. A reflexão proposta parte da atuação dos CEPs na mediação entre pesquisadores e princípios bioéticos. Conclui-se que os CEPs não devem ser meros obstáculos burocráticos, mas instâncias reflexivas que promovam um avanço ético na ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.