Comparação da destreza manual em indivíduos com lateralidade distinta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021191.a26831

Palavras-chave:

Destreza manual, Lateralidade, Controle motor.

Resumo

INTRODUÇÃO: A destreza manual pode ser definida como a habilidade e a facilidade na utilização das mãos, como escrever, dedilhar um instrumento musical, lançar e apanhar. A lateralidade pode ser conceituada como a preferência de utilização por um dos membros em detrimento ao outro e se confirma, por exemplo, em indivíduos destros e canhotos, influenciando nos distintos desempenhos das mãos.
OBJETIVO: Comparar a destreza manual em destros e canhotos através da tarefa de colocar e retirar pinos no Grooved Pegboard Test. 
MÉTODOS: A amostra foi composta por 20 voluntários saudáveis, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 40 anos, dividida em dois grupos, sendo:  5 homens e 5 mulheres de população destra e 5 homens e 5 mulheres de população canhota. Referente ao índice de dominância lateral, os indivíduos destros apresentaram índice médio de 97% e os indivíduos canhotos de 91% no Inventário de Dominância Lateral de Edimburgo.
RESULTADOS: Na condição de colocar os pinos foram observadas diferenças entre as mãos dos destros [t(df=9)=-7,16; p=0,01] e dos canhotos [t(df=9)=4,80; p=0,01], o uso da mão preferida apresentou melhor desempenho relacionado ao uso da mão não preferida. Já para a condição de retirar os pinos não foram observadas diferenças entre as mãos direita e esquerda para os destros [t(df=9)=-1,96; p=0,08] e nem para os canhotos [t(df=9)=1,27; p=0,23]. Em relação ao índice de assimetria não foram observadas diferenças entre os grupos, apesar de parecer que as assimetrias se destacam em tarefas nas quais a demanda cognitiva é maior do que a demanda energética.
CONCLUSÃO: O desempenho nas tarefas de destreza manual foi diferente para a mão preferida tanto para destros quanto para canhotos, sendo que a mão preferida apresentou melhor desempenho quando comparada à mão não preferida.

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Biografia do Autor

Lidiane Aparecida Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Governador Valadares

Doutora em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - Professora Adjunta no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares

Wallace Tadeu Alves, Faculdade de Ensino de Minas Gerais (FACEMG), Belo Horizonte

Bacharel em Educação Física pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais

Simara Regina de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte

Doutora em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta na Faculdade de Ensino de Minas Gerais

Lucas Savassi Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte

Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais

Natália Fontes Alves Ambrósio, Centro Universitário Una (UNA), Belo Horizonte

Doutora em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta no Centro Universitário Una.

Crislaine Rangel Couto, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUMIH), Belo Horizonte

Doutora em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Guilherme Menezes Lage, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte

Doutor em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professr Adjunto no Departamento de Educação Física na EEFFTO/UFMG. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

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Publicado

29.04.2021

Como Citar

FERNANDES, L. A.; ALVES, W. T.; RIBEIRO, S. R. de O.; FIGUEIREDO, L. S.; AMBRÓSIO, N. F. A.; COUTO, C. R.; LAGE, G. M. Comparação da destreza manual em indivíduos com lateralidade distinta. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 1, p. 41–47, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021191.a26831. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26831. Acesso em: 19 abr. 2024.