Marketing de relacionamento em clubes de futebol

Autores

  • Mauro Myskiw Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i15.p63

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Clubes, Futebol.

Resumo

Este ensaio traz reflexões sobre o marketing na gestão de clubes de futebol, tendo em vista os fundamentos e pressupostos do marketing de relacionamento. Está dividido em duas partes: na primeira são apresentados fundamentos do marketing de relacionamento, com foco nas noções de trocas relacionais, confiança e comprometimento; na segunda, procura-se sistematizar uma aproximação com a gestão dos clubes, concebendo o marketing como um centro de competências espalhado dentro e fora da organização, constituído por habilidades estratégicas.

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Publicado

10.10.2009

Como Citar

MYSKIW, M. Marketing de relacionamento em clubes de futebol. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 15, p. 63–76, 2009. DOI: 10.36453/cefe.2009.v8.i15.p63. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2898. Acesso em: 19 fev. 2025.