Fontes de crenças de futuros professores de Educação Física sobre o planejamento e a avaliação no ensino dos jogos esportivos coletivos
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2022.29629Palavras-chave:
Crenças, Ensino, Educação Física, EsportesResumo
OBJETIVO: Analisar as fontes de crenças de futuros professores de Educação Física sobre o planejamento e a avaliação no ensino dos jogos esportivos coletivos.
MÉTODOS: Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa a partir de estudo de casos múltiplos. Realizou-se a análise de planos de ensino e entrevistas semiestruturadas com quatro futuros professores de uma universidade pública no sul do Brasil. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. Foram adotadas categorias e subcategorias a priori: planejamento (base teórica e propósitos) e avaliação (compreensão de como os estudantes aprendem; formas de avaliação de aprendizagem e avaliação do ensino) e a posteriori: contextos e situações de aprendizagem.
RESULTADOS: As experiências no contexto universitário foram fontes importantes para as crenças sobre o planejamento e a avaliação do ensino, em especial, as orientações pedagógicas e as práticas de ensino. Já as experiências com a avaliação enquanto estudantes, influenciaram nas crenças sobre os meios de avaliação.
CONCLUSÃO: As experiências provenientes do contexto universitário contribuíram para a construção de crenças sobre o planejamento e as experiências diretas no contexto escolar impactaram na avaliação da aprendizagem.
Downloads
Referências
ADAMAKIS, M.; DANIA, A. Are pre-service teachers’ beliefs toward curricular outcomes challenged by teaching methods modules and school placement? Evidence from three Greek physical education faculties. European Physical Education Review, Chester, v. 26, n. 4, p. 729-46, 2020. DOI: <https://doi.org/10.1177/1356336X19880574>.
BACKES, A. F.; RISTOW, L.; BRASIL, V. Z.; ROSA, R. S.; CARDOSO, J. D.; RAMOS, V. Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, CBrasília, v. 42, p. 1-9, 2021. DOI: <https://doi.org/10.1590/rbce.42.2019.284>.
BACKES, A. F.; RAMOS, V.; COSTA, M. da L.; RISTOW, L.; ROSA, R. S.; BARROS, T. E. da S.; BRASIL, V. Z.; NASCIMENTO, J. V. Exploring beliefs about teaching sports: An approach to conceptual change in teacher education. Movimento, Porto Alegre, v. 28, e28012, 2022. DOI: <https://doi.org/10.22456/1982-8918.118971>.
BAEK, J. H.; HYUN, K. M.; LEE, J. Y. Elementary pre-service teachers’ past physical education experiences and their impacts on beliefs about the purposes of elementary physical education. International Journal of Human Movement Science, San Jose, v. 13, n. 3, p. 43-59, 2019. DOI: <https://doi.org/10.23949/ijhms.2019.12.13.3.4>.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
CLARK, C.; PETERSON, P. Teacher’ thought processes. In: WITTROCK, Merlin (Ed.). Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: MacMillan, 1986, p. 255-96.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. The SAGE handbook of qualitative research. 5. ed. Los Angeles: SAGE, 2018.
FEU, S.; GARCÍA-RUBIO, J.; GAMERO, M. de G.; IBAÑEZ, S. J. Task planning for sports learning by physical education teachers in the pre-service phase. PloS one, San Francisco, v. 14, n. 3, p. e0212833, 2019. DOI: <https://doi.org/10.1371/journal.pone.0212833>.
FLORES, P. P.; SILVA CARAÇATO, Y. M. da; ANVERSA, A. L. B.; SOLERA, B.; COSTA, L. C. A. da; OLIVEIRA, A. A. B. de; SOUZA, V. de F. M. Formação inicial de professores de Educação Física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 1-8, 2019. DOI: <http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p61>.
HORDVIK, M.; MacPHAIL, A.; RONGLAN, L. T. Learning to teach sport education: investigating a pre-service teacher’s knowledge development. Sport, Education and Society, v. 24, n. 1, p. 51-65, 2019. DOI: <https://doi.org/10.1080/13573322.2017.1322948>.
JANUÁRIO, C. Métodos de investigação no pensamento do professor. In: JANUÁRIO, C. (Ed.). Do pensamento do professor á sala de aula. Coimbra: Almedina, 1996.
KARP, G. G.; WOODS, M. Preservice teachers’ perceptions about assessment and its implementtion. Journal of Teaching in Physical Education, Cidade, v. 27, p. 327-46, 2008. DOI: <https://doi.org/10.1123/jtpe.27.3.327>.
KELL, S. Student teacher’s perceptions of teaching elementary physical education. Journal Physical e Health Education, Krasnogorsk, v. 83, n. 1, p. 15-24, 2017.
LAKER, A.; LAKER, J. C.; LEA, S. Sources of support for pre-service teachers during school experience. Mentoring & Tutoring: Partnership in Learning, Texas, v.16, n. 2, p. 125-40, 2008. DOI: <https://doi.org/10.1080/13611260801916234>.
LEONARDI, T. J.; GALATTI, L. R.; SCAGLIA, A. J.; DE MARCO, A.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: sinalização para a avaliação formativa da aprendizagem. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 216-29, 2017. DOI: <https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.36744>.
LUND, J.; VEAL, M. L. Measuring pupil learning: how do student teachers assess within instructional models? Journal of Teaching in Physical Education, Hanover, v. 27, p. 487-511, 2008. DOI: <https://doi.org/10.1123/jtpe.27.4.487>.
MacPHAIL, A.; TANNEHILL, D.; KARP, G. G. Preparing physical education preservice teachers to design instructionally aligned lessons through constructivist pedagogical practices. Teaching and Teacher Education, Cidade, v. 33, p. 100-12, 2013. Amsterdam, v. 33, p. 100-12, 2013. DOI: <https://doi.org/10.1016/j.tate.2013.02.008>.
MOY, B.; RENSHAW, I.; DAVIDS, K. Variations in acculturation and Australian physical education teacher education students’ receptiveness to an alternative pedagogical approach to games teaching. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 19, n. 4, p. 349-69, 2014. DOI: <https://doi.org/10.1080/17408989.2013.780591>.
NAVARRO, L. P. Autoeficacia del profesor universitario: eficacia percibida y práctica docente. Madrid: Narcea, 2012.
PAJARES, F.; OLAZ, F. Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. (Orgs.). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 97-114.
POZO, J. I. A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. In: COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B.; VALLS, E. (Orgs.). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 17-72.
RAMOS, V.; SOUZA, J. R.; BRASIL, V. Z.; BACKES, A. F.; COSTA, M. da L.; KUHN, F. As crenças de universitários formandos de um curso de Educação Física–bacharelado, sobre o ensino dos esportes. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 54, p. 210-24, 2018. . DOI: <http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p210>.
RISTOW, L.; BACKES, A. F.; ZEILMANN BRASIL, V. .; BRAZ, A. L. de O.; BARROS, T. E. da S.; RAMOS, V.; PRÁ STEINBACH, M. Crenças de futuros professores de educação física: uma metassíntese. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–28499, 2022. DOI: <https://doi.org/10.36453/cefe.2022.28499>.
SANTOS, W.; MAXIMIANO, F. de L. Memórias discentes em educação física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 79-101, 2013. DOI: <https://doi.org/10.22456/1982-8918.31062>.
SKOTT, J. The promises, problems, and prospects of research on teachers’ beliefs. In: FIVES, H.; GILL, M. G. (Eds.). International handbook of research on teachers’ beliefs. New York: Routledge, 2015, p. 37-54.
SOUZA, J. R.; BRASIL, V. Z.; KUHN, F.; BARROS, T. E. da S.; RAMOS, V. As crenças de graduandos em educação física sobre o ensino dos esportes. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 133-46, 2017. DOI: <https://doi.org/10.22456/1982-8918.64032>.
SOUZA, J. R.; RAMOS, V.; BRASIL, V. Z.; KUHN, F.; BACKES, A. F.; GODA, Ciro; RISTOW, L.; CONTI, B. C. Initial physical education students’ beliefs about sport teaching. Educación Física y Ciencia, Buenos Aires, v. 20, n. 3, e052, 2018. DOI: <http://dx.doi.org/https://doi.org/10.24215/23142561e052>.
SYRMPAS, I.; CHEN, S.; PASCO, D.; DIGELIDIS, N. Greek preservice physical education teachers’ mental models of production and reproduction teaching styles. European Physical Education Review, Chester, v. 25, n. 2, p. 544-64, 2019. DOI: <https://doi.org/10.1177/1356336X17752627>.
VICIANA, J.; MAYORGA-VEGA, Da. Effect of internships on pre- service teachers’ conceptions of planning in physical education. European Scientific Journal, Delgada, v. 9, n. 19, 253-61, 2013. DOI: <https://doi.org/10.19044/esj.2013.v9n19p>.
TSANGARIDOU, N. Trainee primary teacher’s beliefs and practice about physical education during student teaching. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 13, n. 2, p. 131-52, 2008. DOI: <https://doi.org/10.1080/17408980701345667>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.