A educação física escolar e o envolvimento pratico dos alunos: o uso dos exergames

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2024.31753

Palavras-chave:

Motivação, educação física escolar, exergames

Resumo

INTRODUÇÃO: Existe uma evasão dos alunos nas aulas de Educação Física escolar que a longo prazo pode trazer consequências como a desmotivação em atividades físicas, sugerindo uma inovação nas aulas, por exemplo o uso da tecnologia. O exergame é uma plataforma de videogame com a possibilidade de interação motora que apresenta desafios e permite a prática de atividade física, podendo ser utilizado nos diversos conteúdos das aulas de Educação Física e que proporciona uma ampliação do processo de ensino-aprendizagem na escola.
OBJETIVO: Verificar se atividades através dos exergames são capazes de reintegrar os alunos que não participam das aulas de Educação Física.
MÉTODOS: O estudo tem o caráter qualitativo do tipo pesquisa-ação, a pesquisa foi realizada em uma escola estadual da cidade de Ouro Preto (MG) com quatro turmas do Ensino Fundamental II, que teve como procedimentos: observação, intervenção e entrevista.
RESULTADOS: Foi observado nas aulas de educação física, que em vários momentos os alunos estavam desmotivados com as atividades, e com a inserção dos jogos eletrônicos, obteve-se uma motivação maior dos alunos nas práticas. Houve relatos positivos sobre a utilização dos exergames, tanto pela prática corporal, quanto pela atividade ter sido prazerosa para os alunos. Além disso, os alunos demonstraram resistências durante a prática, por exemplo, nas atividades de dança, entretanto, muitos relatos de alunos que não praticavam, progrediram com o uso da tecnologia.
CONCLUSÃO: Percebeu-se que o exergame é uma possibilidade de ferramenta nas aulas de Educação Física capaz de motivar os alunos a participar das atividades propostas pelo professor.

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Biografia do Autor

Siomara Aparecida da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto - CEDUFOP , Curso de Educação Física Licenciatura/Bacharelado, Laboratório de Análise da Metodologia do Ensino dos Esportes

Guilherme Roberto Lourenço, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto

João Marcelo Niquini Caríssimo, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto; pós-graduando em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa; Membro do Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes.

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Publicado

26.03.2024

Como Citar

SILVA, S. A. da; LOURENÇO, G. R.; NIQUINI CARÍSSIMO, J. M. A educação física escolar e o envolvimento pratico dos alunos: o uso dos exergames. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 22, p. e31753, 2024. DOI: 10.36453/cefe.2024.31753. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/31753. Acesso em: 27 abr. 2024.