Novo ensino médio de Minas Gerais: tematizando as Congadas como subversão nos espaços/tempos nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2024.32018
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Educação Física, Cultura Afro-brasileira, Subversão

Resumo

INTRODUÇÃO: Percebemos o advento do neoliberalismo na educação por meio de diversas políticas educacionais que buscam a formação acrítica da classe trabalhadora. Em vista disso, acreditamos na potencialidade e na necessidade de abordar temáticas da cultura corporal que valorizem a cultura negra.
OBJETIVO: O estudo pretende apresentar um relato de experiência de um processo pedagógico com a temática Congadas, apresentando possibilidades de subversão às propostas educacionais alinhadas ao neoliberalismo.
MÉTODOS: O presente estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa e, como forma de coleta de dados, foi utilizado o diário de campo. Nesse sentido, apresentamos um relato de experiência de uma proposta pedagógica, contendo 13 aulas, realizada com duas turmas da segunda série do Ensino Médio.
RESULTADOS: Reconhecemos a importância de se abordar temáticas advindas da cultura africana e afro-brasileira na escola, e o trabalho com as Congadas foi potencial para que os(as) estudantes valorizassem culturas que, muitas vezes, são marginalizadas e se compreendessem como parte do grupo que sofre com as explorações presentes na sociedade capitalista.
CONCLUSÃO: Embora a temática e a abordagem tenham ocorrido com embasamento crítico, a realidade em que estamos inseridos(as) não segue tal perspectiva, pois o neoliberalismo vem avançando para a educação em busca da ampliação das formas de exploração da classe trabalhadora.

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Publicado

27.02.2024

Como Citar

CASAGRANDE, F. G. de R.; MALDONADO, D. T. Novo ensino médio de Minas Gerais: tematizando as Congadas como subversão nos espaços/tempos nas aulas de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 22, p. e32018, 2024. DOI: 10.36453/cefe.2024.32018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/32018. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência