Tecnologias digitais/mídias e a educação física escolar: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2024.32037

Palavras-chave:

Mídias, Tecnologias Digitais, Educação Física, Educação Básica

Resumo

OBJETIVO: Analisar parte da produção científica sobre o uso das tecnologias digitais/mídias no contexto da Educação Física Escolar (EFE) em periódicos nacionais.
MÉTODOS: A revisão ocorreu em 5 revistas de publicação eletrônica com classificação WebQualis entre B4 e A4. O recorte temporal realizado contemplou os anos entre 2011 e 2021. Nesta etapa, o referencial do estudo fundamentou-se em dois eixos teóricos: a) o uso das tecnologias/mídias nos processos educativos e b) a relação entre a EFE e as tecnologias/mídias.
RESULTADOS: Identificamos que a maior parte dos artigos investigados foi desenvolvida em escolas públicas das regiões sul e sudeste. Eles focalizaram o ensino fundamental II e o ensino médio e contaram, em especial, com a colaboração/escuta exclusiva de estudantes. Além disso, as propostas pedagógicas abordavam majoritariamente os seguintes elementos da cultura corporal: esportes e lutas marciais. Temáticas transversais também foram observadas nos processos de ensino e aprendizagem analisados, assim como o corpo, a saúde, a sociedade etc.
CONCLUSÃO: Os recursos tecnológicos que subsidiaram as experiências relatadas foram os vídeos, os jogos eletrônicos/digitais e mídias sociais do tipo blogs.

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Publicado

25.03.2024

Como Citar

RODRIGUES, A. B.; LIMA, T. C. S. Tecnologias digitais/mídias e a educação física escolar: uma revisão sistemática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 22, p. e32037, 2024. DOI: 10.36453/cefe.2024.32037. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/32037. Acesso em: 27 abr. 2024.