A complexidade como fundamento para a formação acadêmica em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2024.32082

Palavras-chave:

Complexidade, Educação Física, Professores

Resumo

INTRODUÇÃO: Este ensaio baseia-se nos conceitos de Edgar Morin, sobre complexidade, para propor uma reflexão a respeito da formação em Educação Física.
DESENVOLVIMENTO: Com quatro pilares básicos, que são: o Movimento, a Vida, a Cultura e a Humanidade, que ao dialogar entre si, compor as partes com o todo e retroagir os seus elementos constitutivos sobre si mesmo, podem permitir uma preparação de professores mais integral, pois entende-se que um dos problemas da graduação na área é a fragmentação de conhecimentos e a separação dos saberes, impedindo que se descubra a complementariedade nas contradições das teorias que constituem suas bases epistemológicas.
CONCLUSÃO: Caminhar pelos pilares da Educação Física é partir para uma formação que se consolida na interação dos seus elementos constituintes e não em suas especificidades.

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Biografia do Autor

Dimitri Wuo Pereira, Escola Superior de Educação Física (ESEF), Jundiaí , Brasil

Docente de esportes de aventura da Escola Superior de Educação Física (ESEF), Jundiaí, São Paulo. Doutorado em Educação, pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Mestrado em Educação Física, pela Universidade São Judas Tadeu. 

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Publicado

31.01.2024

Como Citar

PEREIRA, D. W. A complexidade como fundamento para a formação acadêmica em educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 22, p. e32082, 2024. DOI: 10.36453/cefe.2024.32082. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/32082. Acesso em: 27 abr. 2024.