O esporte pelo olhar dos trabalhadores voluntários do Programa Escola Aberta de Novo Hamburgo
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2010.v9.n16.p65Palavras-chave:
representações sociais, esporte, Programa Escola AbertaResumo
O artigo procura problematizar as representações sobre o esporte dos trabalhadores voluntários do Programa Escola Aberta de Novo Hamburgo. Faz relatos a respeito dos aspectos metodológicos e posteriormente reflete sobre dois temas centrais o da importância do esporte para o programa e para a sociedade. Levanta consenso a respeito da hegemonia do esporte no programa mas aponta para diferentes representações sobre os aspectos benéficos do esporte.
Downloads
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BONALUME, C. R. Esporte e lazer na intersetorialidade das políticas públicas. In: 16. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - 3. Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009, Salvador. Anais... Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2009.
BRASIL, Ministério da Educação. Programa Escola Aberta. Brasília: MEC, 2007.
CASTEL, R. Classes sociais, desigualdades sociais, exclusão social. In: BALSA, C. et al. (Orgs.). Conceitos e dimensões da pobreza e da exclusão social: uma abordagem transnacional. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
ELIAS, N. O processo civilizador. v. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FORELL, L. Neoliberalismo e políticas públicas esportivas. In: 4. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2008, Faxinal do Céu. Anais... Secretarias do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Região Sul, 2008.
FORELL, L. Trabalho voluntário em projetos sociais esportivos: uma análise a partir do Programa Escola Aberta de Novo Hamburgo/RS. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
FORELL, L.; MYSKIW, M. Programa Escola Aberta de Novo Hamburgo: refletindo sobre o lazer dentro deste espaço. In: 16. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - 3. Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009, Salvador. Anais... Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2009.
GIDDENS, A. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record, 2001.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
HÚNGARO, E. M.; DAMASCENO, L. G. Excurso acerca da construção dos direitos no Brasil: pressupostos para a questão do direito ao lazer. In: 15. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - 2. Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007, Recife. Anais... Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, EDUPE, 2007.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica Universitária, 1986.
MASCARENHAS, F. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. 2005. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
MELO, V. A. Lazer e camadas populares: reflexões a partir da obra de Edward Palmer Thompson. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 7, n. 14, p. 9-19, 2001.
PORTELLI, H. Gramsci e o bloco histórico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
STIGGER, M. P. Esporte, lazer e estilos de vida: um estudo etnográfico. Campinas: Autores Associados, 2002.
STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. (Orgs.). Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas: Autores Associados, 2009.
THOMASSIM, L. E. C. Os sentidos da exclusão social na bibliografia da Educação Física brasileira. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 151-177, jan./abr. 2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VERONEZ, L. F. C. O planejamento governamental e o orçamento do setor esportivo. In: 15. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - 2. Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007, Recife. Anais... Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, EDUPE, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.