Relações entre esporte e mídia no Brasil

Autores

  • Nei Jorge dos Santos Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n18.p75

Palavras-chave:

Esporte, Mídia, Espetáculo esportivo

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre relações entre esporte e mídia no Brasil. Para tanto, faz-se um breve panorama sobre a importância dos jornais para a consolidação do campo esportivo na transição dos séculos XIX e XX e, em seguida, sua articulação com a televisão ainda na década de 1960.  Na segunda parte, promove uma discussão sobre a formação do telespectador esportivo e como os meios de comunicação, que também são influenciados pelas ações de atletas e entidades ligadas ao esporte. Por fim, a terceira seção discute de que forma os meios de comunicação de massa contribuíram para o crescimento do futebol.

Downloads

Referências

BECK, D.; BOSSHART, L. Sports and Media. Communication Research Trends: Centre for the Study of Communication and Culture, v. 22, n. 4, p. 1-44, 2003.

BETTI, M. Esporte na mídia ou esporte da mídia? Motrivivência, Florianópolis, v. 12, n. 17, p. 107-111, set. 2001.

BETTI, M. A janela de vidro: Esporte, televisão e educação física. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004.

BIANCHI, P.; HATJE, M. Mídia e esporte: os valores notícia e suas repercussões na sociedade contemporânea. Motrivivência, a. 18, n. 27, p. 165-178, dez. 2006.

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutemberg à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CANCLINI, N. G. Cidades e cidadãos imaginados pelos meios de comunicação. Opinião Pública, Campinas, v. 8, n. 1, p. 40-53, 2002.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

CINTRA SOBRINHO, D. O importante é... Breves considerações sobre aspectos das relações entre mídia e esporte. In: CONGRESSO ANUAL EM CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 27., 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Intercom, 2004. CD-ROM.

COAKLEY, J. Sport in Society: Issues and Controversies. 6. ed. Boston: McGraw-Hill, 1998.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. 7. imp. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

FRANCO JÚNIOR, H. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GIULIANOTTI, R. Sociologia do futebol: dimensões históricas e socioculturais do esporte das multidões. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.

GURGEL, A. Futebol S/A: a economia em campo. São Paulo: Saraiva, 2006.

HOBSBAWM, E. J. Mundos do trabalho: novos estudos sobre história operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

IOKOI, Z. M. G. O Brasil Atual e a Mundialização. São Paulo: Loyola, 1997.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, número especial, 2007.

MATTOS, S. Um perfil da TV brasileira: 40 anos de história (1950-1990). Salvador: ABAP-BA/ATARDE, 1990.

MAZZONI, T. História do futebol brasileiro. São Paulo: Ceia, 1950.

MELO, V. A. História da educação física e do esporte no Brasil: panorama e perspectivas. 3. ed. São Paulo: IBRASA, 1999.

MELO, V. A. Cidade Sportiva. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

NUZZMAN, C. A. A importância do marketing esportivo para o desenvolvimento do esporte. In: SEMINÁRIO INDESP DE MARKETING ESPORTIVO. Anais... Brasília: Indesp, 1996.

ORTIZ, R. Mundialização e cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

ORTIZ, R. Mundialização: saberes e crenças. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PEREIRA, L. A. M. Footballmania: uma história social no futebol do Rio de Janeiro: 1902-1938. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

PIRES, G. L. Educação Física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

SANTOS JUNIOR, N. J. Espetacularização esportiva na TV: ações e desafios à Educação Física escolar. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 12, n. 111, ago. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd111/espetacularizacao-esportiva-na-tv.htm. Acesso em: 19 abr. 2010.

SEIBEL, F. Máquina de ganhar dinheiro. Revista Exame, São Paulo, p. 12, abr. 2006.

WAGG, S. Anjos de todos nós? Os treinadores de futebol, a globalização e as políticas de celebridades. Análise Social, v. 41, n. 179, p. 347-369, 2006.

WENNER, L. A. Media, Sports, and Society: The Research Agenda. In: WENNER, L. A. (Org.). Media, Sports, & Society. Newbury Park: Sage Publications, 1989.

Downloads

Publicado

14.12.2012

Como Citar

SANTOS JUNIOR, N. J. dos. Relações entre esporte e mídia no Brasil. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 75–83, 2012. DOI: 10.36453/cefe.2011.v10.n18.p75. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/5071. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão