Percepção de alunos do ensino fundamental sobre as aulas de educação física ministradas por estudantes estagiários

Autores

  • Fabiano Augusto Teixeira Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n18.p39

Palavras-chave:

Educação Física, Estágio supervisionado, Ensino Fundamental, Percepção dos alunos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre as aulas de Educação Física ministradas por estudantes em situação de estágio, nomeadamente em relação à percepção de participação e motivação dos alunos nas aulas, os conteúdos ensinados, as estratégias utilizadas e a estrutura das aulas. A presente pesquisa se caracterizou como uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa dos dados. A amostra foi composta por 86 alunos de 5ª a 8ª séries, de uma escola municipal. Na coleta de dados foi utilizado um questionário, adaptado de Darido (2004), sendo a análise realizada por meio da frequência e percentual dos dados coletados. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos se percebe participativa e considera motivante as aulas de Educação Física ministradas por estudantes em situação de estágio. Tais evidências destacaram que embora a maioria dos alunos se sinta motivada em participar das aulas, existe, no entanto, uma carência tanto na diversificação de conteúdos ministrados quanto na existência de aulas teóricas pelos estudantes universitários em situação de estágio.

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Publicado

14.12.2012

Como Citar

TEIXEIRA, F. A.; FOLLE, A. Percepção de alunos do ensino fundamental sobre as aulas de educação física ministradas por estudantes estagiários. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 39–45, 2012. DOI: 10.36453/cefe.2011.v10.n18.p39. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/5439. Acesso em: 30 mar. 2025.