O jogo cooperativo como alternativa pedagógica: um estudo sobre sua receptividade com discentes do ensino fundamental

Autores

  • Inácio Brandl Neto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Gracieli Grahl Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n19.p19

Palavras-chave:

Escola, Cooperação, Jogos

Resumo

O objetivo foi verificar a receptividade (aceitabilidade) dos alunos a um jogo alternativo baseado nas ideias cooperativas em aulas de Educação Física dos 5ºs anos do Ensino Fundamental, na região central de Marechal Cândido Rondon - PR. A pesquisa foi descritiva e a amostra se constituiu dos 5ºs anos “A” de cinco escolas públicas, totalizando cinco turmas com 117 alunos. Para a coleta de informações, foi ministrado um mesmo jogo em duas aulas de Educação Física de cada ano; após a 2ª realização da atividade, utilizou-se um questionário para verificar a receptividade dos alunos. Os dados obtidos com perguntas objetivas foram quantificados através de tabelas de frequência absoluta e relativa, e nas questões abertas foram realizadas categorias de análise. Os resultados nos mostram que os jogos cooperativos devem ser mais ministrados, pois este jogo, por exemplo, teve boa aceitação pela maioria dos alunos (93,16 %).

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Publicado

08.02.2013

Como Citar

BRANDL NETO, I.; GRAHL, G. O jogo cooperativo como alternativa pedagógica: um estudo sobre sua receptividade com discentes do ensino fundamental. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 19, p. 19–29, 2013. DOI: 10.36453/cefe.2011.v10.n19.p19. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/5481. Acesso em: 18 maio. 2025.