A influência da revista Capricho na construção de um senso estético entre as jovens

Autores

  • Brianna Costa Macedo Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju
  • Cristiano Mezzaroba Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju
  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2014.v12.n1.p23
Agências de fomento

Palavras-chave:

Meios de comunicação, Indústria da beleza, Cultura.

Resumo

Esse artigo objetivou compreender como a Revista Capricho (RC) sugere às jovens tendências e estereótipos de padrões corporais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritivo-exploratório do tipo documental, caracterizada como uma análise de produtos midiáticos, utilizando-se hermenêutica de profundidade, com uma amostra composta por 25 edições publicadas em 2011. Os dados mostram que a RC tem uma preocupação e foco exacerbado na busca de se ensinar comportamentos de moda e beleza, hábitos de cuidados para com o corpo – apresentado sempre de forma fragmentada: cabelo, glúteos, pernas, seios, quadris etc. Esta ênfase ligada ao âmbito corporal que a revista veicula está em consonância com a promoção de uma cultura de corpo fortemente ligada ao mercado e consumo dos produtos corporais.

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Publicado

12.08.2014

Como Citar

SILVA, B. C. M.; MEZZAROBA, C.; ZOBOLI, F. A influência da revista Capricho na construção de um senso estético entre as jovens. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 12, n. 1, p. 23–36, 2014. DOI: 10.36453/2318-5104.2014.v12.n1.p23. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/9807. Acesso em: 29 mar. 2024.