Perfil e desenvolvimento profissional de treinadores de tênis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p167

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional, Treinadores, Tênis

Resumo

Objetivo: descrever o perfil de treinadores que atuam com a iniciação esportiva em tênis. Métodos: participaram 60 treinadores (35,8±9,1 anos) de 14 clubes, de cinco estados brasileiros. Esses profissionais responderam uma ficha contendo as variáveis sociodemográficas e uma versão adaptada do questionário QUAFIPETAR. Para a análise dos dados foram realizados cálculos de frequências, estatísticas descritivas de tendência central, dispersão e distribuição. Resultados: os resultados demonstraram que, de modo geral, os treinadores caracterizaram-se por: atuar há cinco anos ou mais no programa de iniciação esportiva; estar em atividade há mais de 10 anos na carreira profissional; apresentar nível de jogo compatível com a 1ª ou 2ª classes, pela respectiva federação estadual; ser graduado em Educação Física; e envolver-se, com frequência, em atividades/cursos de formação continuada, especialmente pela via federativa. A socialização pré-profissional com a modalidade ocorreu na função de pegadores de bolas. Esse fato, associado à ausência da disciplina tênis na formação inicial dos treinadores envolvidos, reforça a necessidade de aproximação da modalidade com o meio acadêmico. Conclusão: a análise do perfil da participação em formações continuadas ressalta a necessidade de maior oferta de atividades/cursos voltados ao contexto de participação.

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Biografia do Autor

Caio Corrêa Cortela, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Membro da Federação Paranaense de Tênis - FPT

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Publicado

12.03.2019

Como Citar

CORTELA, C. C.; MILISTETD, M.; GALATTI, L. R.; BOTH, J.; BALBINOTTI, C. A. A. Perfil e desenvolvimento profissional de treinadores de tênis. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 167–178, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p167. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20631. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional