https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/issue/feedRevista Ciências Sociais em Perspectiva2023-11-09T16:55:00+00:00Prof. Dr. Udo Strassburgrevista.csp@unioeste.brOpen Journal Systems<div id="icpbravoaccess_loaded">A Revista Ciências Sociais em Perspectiva é uma publicação dos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste — Campus de Cascavel.</div>https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/30910ANÁLISE DO DESEMPENHO INOVADOR DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS COM BASE EM SUAS INTERAÇÕES COM EMPRESAS2023-05-22T19:15:48+00:00Luiz Guilherme Rodrigues Antunesluguiantunes@yahoo.com.brMichele Morais Oliveira Pereiramixmorais@gmail.comAna Cristina Ferreiraana-cristina18@hotmail.comThais Assis de Souzaassis.sthais@gmail.comLuiz Marcelo Antoniallilmantonialli@gmail.com<p>A criação de conhecimento é o principal fator para geração de inovações, sendo o fortalecimento da interação entre universidades e empresas fundamental para o avanço da ciência e tecnologia. Sob a perspectiva do tríplice hélice, estas interações podem ser melhor compreendidas e identificados os papéis dos atores no processo inovativo. Neste estudo, tem-se foco em dois atores da hélice: as universidades e as empresas. O objetivo da pesquisa foi identificar os relacionamentos, entre as instituições privadas de ensino superior (IPrES) e empresas, que mais contribuem para o desempenho inovador das IPrES utilizando, para tanto, os dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio de correlação de Pearson, análise de <em>cluster </em>e análise discriminante, caracterizou-se os relacionamentos entre esses atores, além de indicar quais destes são os mais relevantes ao desempenho inovador das IPrES.</p>2023-11-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/31011As interpretações do Brasil do século XIX à luz da economia institucional2023-05-05T19:46:20+00:00Sarah Regina Nascimento Pessoasarah.pessoa@feac.ufal.brAna Maria Rita Milaniana.milani@feac.ufal.br<p>Este trabalho tem como objetivo realizar uma comparação à luz do arcabouço institucional das interpretações do século XIX de Roberto Simonsen, Caio Prado Júnior e Celso Furtado. Faz-se uso das contribuições de Geoffrey Hodgson e Ha-Joo Chang para discutir o conceito de instituições e o processo de mudança institucional. Este estudo visa contribuir com a área de história do pensamento econômico, através da sistematização das interpretações do Brasil dos autores supracitados, qualificando suas posições e críticas. O mérito deste paper consiste na junção de tais literaturas. Não se trata de um trabalho inovador na contemplação dos fatos, mas na sua interpretação. Observou-se que, os três intérpretes se distanciam de um viés fatalista, apresentam exemplos históricos do que Chang e Evans (2000) intitulam de “papel constitutivo das instituições” e demonstram que o processo evolutivo é caracterizado pela dependência de trajetória.</p>2023-12-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/31032As competências dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis: validação de conteúdo e de face de um instrumento para a coleta de dados2023-05-01T15:53:35+00:00Sandro Vieirasandrorzzz@gmail.comWillian Francisco Silvasandrorzzz@gmail.comElias Garciaprofelias1523@gmail.comEduardo Cesar Dechechidechechi@gmail.com<p>Diante das novas dinâmicas de trabalho, oriundas do avanço tecnológico e da inovação se torna importante aprofundar o conhecimento sobre as competências adquiridas pelos acadêmicos de contabilidade no decorrer do seu processo de formação universitária, de forma a compará-las com as exigências do mercado. O objetivo do estudo foi adaptar e validar um questionário a ser utilizado para a coleta de dados junto aos estudantes de Ciências Contábeis de uma IES localizada no Oeste do Paraná. Os procedimentos metodológicos incluíram a validação de face e de conteúdo do questionário a ser utilizado. A pesquisa foi realizada com 38 estudantes de 02 turmas, matriculados no quarto e quinto ano e aplicada no segundo semestre de 2022. Os dados foram análisados utilizando Análise Fatorial e o resultado demonstrou ser viável a utilização do referido instrmento, baseado nas quatro competências definidas no modelo de Oliveira (2016).</p>2023-12-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/31173INDICADORES DE DESEMPENHO EM COMPRAS PÚBLICAS2023-05-31T03:13:15+00:00Fábio Bruno Pimentafabiobp83@gmail.comIvan Carlin Passosivanpassos@id.uff.br<p>Compras públicas são importantes para a economia, execução de políticas públicas e o funcionamento de órgãos e entes governamentais, como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A demanda da sociedade por melhores serviços pelo Estado, em contraste aos recursos cada vez mais escassos para atendê-la, suscita a adoção de práticas gerenciais que aperfeiçoem a alocação dos recursos públicos. Nesse contexto, para uma adequada gestão, surge como questão a ser investigada que indicadores de desempenho devem ser adotados para o monitoramento, medição e avaliação de processos de compras. Na ausência de indicadores formalmente estabelecidos no INPI, o presente trabalho procurou identificá-los através de pesquisa documental na legislação vigente e pesquisa bibliográfica em artigos científicos e trabalhos acadêmicos, e testá-los em processo de compras do Instituto realizados no triênio 2018-2020. A análise dos resultados se deu à luz das características necessárias para formulação de um indicador de desempenho estabelecidas na literatura e previstas na metodologia. Como resultado, não foram encontrados indicadores de desempenho expressamente definidos na legislação, embora a Portaria SEGES/ME nº 8.678/2021 consigne a necessidade de implementá-los. Na pesquisa bibliográfica foram encontrados vinte e dois indicadores, embora nenhum possa ser considerado como indicador de desempenho após análise de suas características, metas e objetivos. O trabalho propõe, então, dois novos indicadores, um alinhado ao planejamento de novas contratações e prorrogações, e outro, ao princípio da continuidade do serviço público, além de cautela na adoção de indicadores de contagem de tempo.</p>2023-12-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/31260Desafios e Oportunidades da Inovação Tecnológica para Escritórios de Contabilidade em período de Pandemia2023-06-13T12:52:29+00:00Enrique Stein Werlangenriquewerlang@unochapeco.edu.brMara Vogtmaravogtcco@gmail.comAnelize Lopes Vieiraanee.vieira@unochapeco.edu.brDaniela Di Domenicodidomenico@unochapeco.edu.br<p>As inovações tecnológicas vêm causando constantemente diversas variações em todos os segmentos e para a contabilidade. Com a chegada da pandemia da COVID-19 e as mudanças causadas, estimularam ainda mais os processos invocatórios. Desta forma, este estudo tem por objetivo identificar os desafios e oportunidades da inovação tecnológica para os escritórios de contabilidade no período pandêmico, que gera mais desafios e oportuniza o uso de ferramentas úteis na geração de informações contábeis confiáveis e precisas aos clientes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo, do tipo levantamento no que se refere aos procedimentos, devido a aplicação de questionário para profissionais da área contábil que atuam em escritórios de contabilidade e, quantitativo quanto a abordagem do problema. Concluiu-se que durante a pandemia, a tecnologia da informação foi vista como uma necessidade crucial para manter integração de informações e um bom relacionamento entre clientes e escritórios de contabilidade, tornando os escritórios contábeis um importante suporte gerencial. Os desafios enfrentados pelos escritórios com base na inovação tecnológica durante a pandemia incluíram grandes mudanças em um curto período de tempo, mas também geraram oportunidades, especialmente na interação com os clientes.</p>2023-12-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/31415Percepção dos auditores das Universidades Federais brasileiras sobre a qualidade da informação contábil2023-10-31T20:05:42+00:00Paula Rafaella Santos Nascimentopaularsantosn@gmail.comCarla Renata SIlva Leitãocarlaleitao_ufrpe@yahoo.com.br<p>O artigo se propôs a verificar a percepção dos auditores sobre a qualidade das informações contábeis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo survey que consultou auditores das universidades federais brasileiras, cadastradas na plataforma Fala.BR. Os resultados indicaram a presença de todos os atributos qualitativos nas informações contábeis das universidades, contudo as qualidades relevância e verificabilidade demonstraram maior predominância no grupo.</p>2023-12-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/31441Recessão e planejamento2023-07-08T11:56:52+00:00Marcelino de Carvalho Santanamarcelino.carsan@gmail.com<div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O presente artigo traz, como objetivo principal, uma abordagem do contexto dos anos 1960, para o qual se vale dos métodos descritivo-analítico e comparativo, no intuito de apresentar duas interpretações distintas para um mesmo fenômeno, a saber, a de Celso Furtado e a de Maria da Conceição Tavares. Não obstante, ambas as interpretações, confluem para o entendimento comum, embora a de Celso Furtado esteja, em sua maior parte, fundamentada nos processos históricos de formação, enquanto a de Maria da Conceição Tavares se vale da teoria, com apontamentos para a própria contribuição historicista “furtadiana”. Por sua vez, a metodologia se baseia na revisão bibliográfica, com ênfase para a obra desses dois intérpretes, todavia se valendo da contribuição de terceiros, cujas formulações detenham proximidade com um e/ou outro dos dois autores centrais. Igualmente, a leitura e reflexão acerca de duas fontes documentais da época, que são o Plano Trienal (1962) e o PAEG (1964), constitui parte elementar da metodologia. Por fim, o artigo se encontra dividido em três partes, não considerando a introdução nem as considerações finais. A primeira parte apresenta a interpretação de Maria da Conceição Tavares, acerca do contexto dos anos 1960, a segunda apresenta a interpretação de Celso Furtado para o mesmo período, enquanto a terceira parte ensaia uma ambientação do período, através das propostas contidas nos dois planos.</p> </div> </div> </div> </div>2023-12-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023