INCLUSÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS E ARTICULAÇÕES ENTRE PROFESSORES NA TRANSIÇÃO DE ALUNOS PAEE DO 5º (QUINTO) PARA O 6º (SEXTO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29694

Palavras-chave:

Inclusão Escolar; Atendimento Educacional Especializado; Salas de Recursos Multifuncionais.

Resumo

Este artigo busca discutir aspectos relacionados à inclusão escolar e às salas de recursos multifuncionais (SRM) como espaços inclusivos, a fim de compreender de que forma ocorre o diálogo e a articulação pedagógica entre os professores do 5º (quinto) e 6º (sexto) ano do ensino fundamental e os professores SRM no processo de transição de alunos público alvo da educação especial (PAEE). Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, em escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários e organizados encontros com um grupo focal. Como principais resultados da pesquisa, destaca-se que a falta de diálogo e articulação entre os professores do 5º (quinto) e 6º (sexto) ano e das SRM pode gerar impactos na atuação dos professores das classes regulares em relação aos alunos PAEE, pois esses profissionais não recebem os conhecimentos e as ferramentas necessárias, por meio da formação inicial ou continuada, e tampouco informações suficientes e correspondentes às necessidades dos alunos PAEE com os quais atuam.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

TASSA, K. O. M. E. .; PRADO, L. A. do. INCLUSÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS E ARTICULAÇÕES ENTRE PROFESSORES NA TRANSIÇÃO DE ALUNOS PAEE DO 5º (QUINTO) PARA O 6º (SEXTO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 61–79, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.29694. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29694. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios