v. 17 n. 43 (2022): Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios

Capa do V. 17 n. 43, novembro de 2022. Dossiê Pessoas com deficiência no ensino superior: experiências e desafios

A Revista EDUCERE ET EDUCARE apresenta o Dossiê “Pessoas com deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios”, iniciativa do Programa de Educação Especial (PEE) da Unioeste em comemoração aos seus vinte e cinco anos de atuação.

A Unioeste vem implantando ações de inclusão social, onde se situa a de pessoas com deficiência, numa articulação importante com os movimentos sociais. Isso porque, ainda são inúmeros os desafios postos pela realidade concreta e a reflexão sobre as políticas públicas da área e a avaliação de suas implementações têm potencial para contribuir com os grupos atuantes nos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das Universidades.

Os textos publicados neste número Especial apresentam reflexões teóricas acerca do tema, assim como experiências vivenciadas nas Universidades, no âmbito da política de inclusão educacional e social, na graduação, pós-graduação e na área do trabalho. Assim, decisões institucionais regulamentares e procedimentos didático-pedagógicos para ingresso e permanência de pessoas com deficiência, à luz da legislação pertinente, constituem elementos significativos de análise, pontuando o processo de humanização e concretização de direitos humanos.

Boa leitura

Editor Prof. Dr. Valdecir Soligo

Publicado: 11-11-2022

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios