Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Numéro courant
Archives
Annonces
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Coordonnées
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 10, N. 20 (2015): Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação
Vol. 10, N. 20 (2015): Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação
Publié-e:
22-10-2015
APRESENTAÇÃO
Apresentação
Maristela Guimarães
PDF (Português (Brasil))
Páginas Iniciais
PREFÁCIO
Nilma Lino Gomes
PDF (Português (Brasil))
ÁFRICA
ÁFRICA, SIGNO DA LIBERDADE: MARCUS GARVEY, O CARNAVAL DA BAHIA E O BRADO AFRICANO EM MOÇAMBIQUE
Osmundo Pinho
PDF (Português (Brasil))
LUGARES DE MEMÓRIA DA ESCRAVIDÃO: RIO DE JANEIRO, DAKAR E OUIDAH
Abreu de Thiago, Lima Florencio
PDF (Português (Brasil))
HAITI
RACISMO E DESUMANIZAÇÃO NO HAITI
Franck Seguy
PDF (Português (Brasil))
DIÁSPORAS NEGRAS NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL: DIALOGANDO COM INTELECTUAIS HAITIANOS
Joseph Handerson
PDF (Português (Brasil))
ETNICIDADE EM MOVIMENTO: EM BUSCA DE CRITÉRIOS ÉTNICO-DESCRITIVOS NA MOBILIDADE HAITIANA PELO BRASIL
Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Geraldo Castro Cotinguiba
PDF (Português (Brasil))
BRASIL
40 ANOS DE MEMÓRIA E NARRATIVA DO NEGRO BRASILEIRO EM JORNALISMO IMPRESSO
Ana Senna, Robson Santos Costa
PDF (Português (Brasil))
A NÃO REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: O CASO “GABRIELA”
Maria Cristina Giorgi, Fábio Sampaio de Almeida, Maria Vitória Silva Paiva
PDF (Português (Brasil))
RELAÇÕES RACIAIS, RACISMO E IDENTIDADE NEGRA NO CANDOMBLÉ BAIANO DE ALAGOINHAS
Ari Lima, Nana Luanda M. Alves
PDF (Português (Brasil))
A PASTORAL AFRO-BRASILEIRA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1988: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS QUESTÕES RACIAIS NO INTERIOR DA IGREJA CATÓLICA
Pâmella Santos dos Passos, Maria Cristina Giorgi, Ronaldo Pimentel Baptista
PDF (Português (Brasil))
JOVENS DE TERREIROS: CIBERATIVISMO E PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE INTEGRANTES DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA
Ricardo Oliveira de Freitas
PDF (Português (Brasil))
NARRATIVAS INSURGENTES DE UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS: DESVIOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE INSPIRAÇÃO COLONIAL
Claudia Miranda, Sonia Maria Vieira da Silva
PDF (Português (Brasil))
TRAJETÓRIAS NEGRAS DISCENTES NO ESPAÇO ACADÊMICO: O QUADRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DIANTE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
Mariza Fernandes dos Santos, Alex Ratts
PDF (Português (Brasil))
A UNIVERSIDADE BRASILEIRA É UM DOS INSTRUMENTOS PARA A PRODUÇÃO DA VIOLÊNCIA RACIAL?
Sales Augusto dos Santos
PDF (Português (Brasil))
“QUE CRIANÇA FEIA! POR QUE A MÃE DELA ESTÁ FELIZ? ELA NUNCA VAI FICAR BRANCA”: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE CRIANÇAS E RELAÇÕES RACIAIS
Luiz Fernandes de Oliveira, Mônica Regina Ferreira Lins
PDF (Português (Brasil))
PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E SOCIABILIDADES NA ESCOLA
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
PDF (Português (Brasil))
A RESPONSABILIDADE ÉTICO-SOCIAL DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Mirian de Albuquerque Aquino, Alba Lígia de Almeida Silva
PDF (Português (Brasil))
O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO E AS RELAÇÕES RACIAIS: PARA ALÉM DA LEI Nº 10.639/2003
Paulo Antônio Barbosa Ferreira, Tânia Mara Pedroso Müller
PDF (Português (Brasil))
NOVAS NARRATIVAS, EDUCOMUNICAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: UM CAMPO POSSÍVEL PARA O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE
Rosane da Silva Borges
PDF (Português (Brasil))
IDENTIDADES SOCIAIS DE RAÇA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Susana Aparecida Ferreira, Aparecida de Jesus Ferreira
PDF (Português (Brasil))
Artigos e Ensaios
METODOLOGIAS ATIVAS, SEMIÓTICA E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DESIGN
Joseane Rucker
PDF (Português (Brasil))
DO OLHAR À ESCUTA E AO CONVITE INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOCIOEDUCATIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO E COMUNITÁRIA
Ernesto Candeias Martins
PDF (Português (Brasil))
AS CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA DE LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA À LUZ DA SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO
Daniele Cariolano da Silva, Maria Marina Dias Cavalcante, Isabel Magda Said Pierre Carneiro
PDF (Português (Brasil))
SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Taise Soeth, Antonio Serafim Pereira
PDF (Português (Brasil))
SABERES PERTINENTES PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
Ivan Vale Sousa, Marineide Câmara Silva
PDF (Português (Brasil))
O INDIVIDUALISMO NEOLIBERAL COMO OBSTÁCULO Á FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CRÍTICA
Márden de Pádua Ribeiro
PDF (Português (Brasil))
O PROFESSOR E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS
Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes
PDF (Português (Brasil))
A LITERATURA DE OSMAN LINS E SUA CRÍTICA AO AUTORITARISMO
Aguinaldo José Gonçalves, Ivanor Luiz Guarnieri
PDF (Português (Brasil))
A RELAÇÃO TRABALHO-ESCOLA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST/PARANÁ
Valter Jesus Leite, Clésio Antonio Acilino
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
Verônica Rosemary de Oliveira, Elocir Aparecida Corrêa Pires, Kely Cristina Enisweler, Vilmar Malacarne
PDF (Português (Brasil))
Mots-clés
incubateur universitaires
entrepreneuriat
Langue
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Renseignements
Pour les lecteurs-trices
Pour les auteurs-es
Pour les bibliothécaires
Les plus lus
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99470
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17405
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
15597
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14520
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13857
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13182
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
13026
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10474
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10384
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
9920