A FORMAÇÃO DO TILS PARA SUA ATUAÇÃO E RELAÇÃO COM O ALUNO SURDO

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DOI :

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29633

Résumé

A atuação do tradutor e intérprete de língua de sinais, TILS, na educação pressupõe conhecimentos que o situem nesse contexto e favoreçam a comunicação inclusiva. Neste artigo, considerando narrativas de TILS em fóruns de discussão de um curso a distância realizado num estudo de pesquisa-intervenção, refletimos sobre aspectos das necessidades formativas de TILS que atuam no ensino superior. A atuação enquanto agente educacional tem implicações linguísticas, políticas, institucionais, pedagógicas e das relações sociais, educacionais e acadêmicas. Para atuar em processos de desenvolvimento técnico e profissional, conhecimentos inter-relacionados e interdependentes que constituem as dimensões específica, educacional e profissional de necessidades formativas são relevantes para a prática e suas relações, principalmente, para a relação de posicionamento interdiscursivo que cabe ser estabelecida com o aluno surdo. A relação com o aluno precede e constitui o processo tradutório educacional que ocorre diretamente com o processo educativo, e o reconhecimento de posicionamento de interlocução favorece o desenvolvimento humano, pessoal, social e profissional de modo pluridirecional sob ações de compromisso e responsabilidade social.

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Publié-e

11-11-2022

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REGINA GONÇALVES DE MELO GIAMLOURENÇO, P.; BROGLIA FEITOSA DE LACERDA, C. A FORMAÇÃO DO TILS PARA SUA ATUAÇÃO E RELAÇÃO COM O ALUNO SURDO. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 325–334, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29633. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29633. Acesso em: 17 juill. 2024.

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Rubrique

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios