AS CADEIAS AGROALIMENTARES CURTAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL – UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE NOVA VENEZA/SC
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v14i19.8028Palavras-chave:
Cadeias agroalimentares curtas. Agricultura familiar. Desenvolvimento localResumo
Este artigo analisa o processo de construção social das iniciativas de produção, industrialização e comercialização de produtos alimentares da agricultura familiar no município de Nova Veneza, sul de Santa Catarina, procurando mostrar sua relação aos processos de desenvolvimento local. A partir do estudo da cadeia da farinha de milho, analisamos as mudanças ocorridas na sociedade, de forma que hoje, a reconexão com as tradições e cultura se caracterizam como possibilidades para a agricultura familiar e novos processos de desenvolvimento. Para compreender o objeto de estudo, buscamos uma combinação entre as noções teóricas da construção social de mercados, a perspectiva orientada aos atores e sua relação com o desenvolvimento rural. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo de caso foram levantamento de dados por meio de pesquisa semiestruturada, observação e análise de dados secundários. As conclusões do trabalho apontam que cadeias agroalimentares curtas se caracterizam por compor estratégias que favorecem o desenvolvimento local. A expansão e a consolidação das cadeias agroalimentares curtas depende da construção da governança.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SCARABELOT, M.; SCHNEIDER, S. AS CADEIAS AGROALIMENTARES CURTAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL – UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE NOVA VENEZA/SC. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 14, n. 19, p. 101, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v14i19.8028. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/8028. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.