A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA NO IFPR - CAMPUS CASCAVEL-PR: QUE FORMAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.23854Resumo
Esse estudo investiga a formação profissional integrada ao ensino médio desenvolvida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com campo de pesquisa restrito ao IFPR - Campus Cascavel-PR. O objetivo consiste em analisar a proposta de educação profissional integrada ao ensino médio do referido Instituto, verificando se a mesma apresenta direcionamento para uma formação politécnica/tecnológica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e questionário, sendo estes últimos aplicados no Campus Cascavel. Como sujeitos envolvidos nas entrevistas, destacam-se os servidores do campus, especificamente a gestão, a equipe pedagógica e os docentes, além de discentes formandos, que responderam um questionário. Com base no estudo realizado, constatamos que mesmo diante de alguns desafios, como a falta de formação continuada, de recursos financeiros e de infraestrutura física, a educação profissional integrada ao ensino médio do IFPR - Campus Cascavel representa um caminho inicial para a formação politécnica/tecnológica, indo além das exigências do mercado, comprometendo-se com a formação integral do sujeito.
Palavras-chave: Institutos Federais, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Formação politécnica/tecnológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.