Sobre a Revista

O periódico International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS ISSN Eletrônico  2675-3456 é resultado da International Climate Resilience Research Network - RIPERC  (Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática) com a adesão de 260 pesquisadores oriundos de mais de 100 instituições de 15 diferentes países: Brasil, Reino Unido, Paraguai, Argentina, México, Chile, Bolívia, Venezuela, Guatemala, Cuba,  México, Espanha, Itália, Angola  e Ghana. Esta revista foi criada a partir da parceria da University of York (UY-UK) com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  tendo o apoio da University of Leeds (UK) como resultado do Workshop Reino Unido - Brasil Financiamento do Desenvolvimento Resiliente ao Clima. Integra as atividades do Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS Unioeste) e do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres (CEPED-Unioeste), a qual pretende ser um espaço de divulgação de pesquisas acadêmicas que propiciem uma leitura frutífera e instigante para buscar o diálogo entre diferentes instituições, colocando em pauta discussões trans e interdisciplinares das condições necessárias para fortalecer uma cidadania ambiental participativa e inclusiva, que alcance a todos os segmentos sociais da América Latina e da comunidade global, trazendo em sua tessitura os princípios para a igualdade, a paz, a vida e um futuro com esperança.

É uma revista Internacional e como ainda não possui o quadriênio para ser avaliada, recebeu QUALIS CAPES C.

Políticas Editoriais

• Foco e Escopo
  • Políticas de Seção
  • Processo de Avaliação pelos Pares
  • Periodicidade
  • Política de Acesso Livre
  • Arquivamento
  • Comitê Científico
  • Membros do Conselho Editorial e Pareceristas Externos

Sistema de Publicação: ahead of print

Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação,  incorporados no próximo número a ser publicado.

Assinaturas: Nosso periódico é de Acesso Aberto (Open Access), permitindo que o usuário também tenha acesso livre e gratuito a todos os artigos já publicados.

Taxas: O periódico não cobra taxas para o envio, nem taxas para a publicação de seus artigos.

Licença: Direitos Autorais são distribuidos a partir da licença Creative Commons (CC  BY-NC-SA - 4.0).

Avaliação: Temos um sistema de avaliação de revisão cega (blind) por pares (peer review).

Publicação: Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica (Ahead of Print).

Foco e Escopo

Os trabalhos enviados à Revista devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados a outro periódico científico ou técnico. Serão aceitos trabalhos técnicos das seguintes áreas: Ciências Ambientais, Engenharias e áreas afins.

Políticas de Seção

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Seção dedicada à publicação de comunicações de projetos e pesquisas em andamento ou com texto inferior a 10 páginas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação: O projeto adota o sistema de avaliação de revisão cega (blind) por pares (peer review).

Todos os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois consultores com experiência profissional-acadêmica na área, os quais não serão informados sobre a origem e os autores dos artigos. Estes avaliadores emitirão parecer fundamentado que será utilizado pelos editores para decidir sobre a aceitação do manuscrito.

A revista conta com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e à instituição editora.

Pelo menos 60% do conteúdo da publicação deve ter caráter de pesquisa original no âmbito científico e acadêmico.

Os critérios utilizados para avaliação são:

1. Tema (atual e relevante)
2. Objetivos (claros e bem definidos)
3. Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)
4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)
5. Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)
6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)
7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)
8. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)
9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)

Periodicidade

A periodicidade da publicação é semestral, com fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...