PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS E ÓBITOS DE PACIENTES INTERNADOS POR COVID-19 NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E NA ENFERMARIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Eduardo Antônio Remor Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28793

Resumo


A doença causada pelo novo Coronavírus – COVID-19 (Sars-CoV-2) pode acarretar sintomas variados no sistema respiratório do paciente, que vão desde leves, até uma insuficiência respiratória, que pode levar o paciente a óbito. O Boletim Informativo do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, uma referência regional na ALA-COVID-19, mostra que a distribuição e a tendência de casos confirmados são maiores entre os homens e entre pacientes de 50-59 anos.  Na distribuição de número de óbitos e na mortalidade, o valor é correspondente, sendo maior entre homens e entre pacientes acima de 60 anos, no entanto, há casos confirmados ou óbitos registrados em todas as faixas etárias estudadas. Ressalta-se assim a relevância da proteção individual a partir do uso correto dos equipamentos de proteção, bem como as demais medidas de higiene, de isolamento social e a vacinação, impedindo que o indivíduo se torne um vetor de transmissão e que ocorra outros colapsos nos sistemas públicos de saúde, visto que o agravamento da pandemia se deu sobretudo pela contaminação cruzada e pela irresponsabilidade humana.

Downloads

Publicado

22-03-2022

Como Citar

REMOR , E. A. .; CARNIATTO, I. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS E ÓBITOS DE PACIENTES INTERNADOS POR COVID-19 NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E NA ENFERMARIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–13, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i2.28793. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/28793. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Edição especial - III Workshop RIPERC - artigos convidados