PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA E O IMPACTO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR EM COLABORAÇÃO COM UM PROFESSOR EM SERVIÇO

Autores

  • Antonio Escandiel de Souza
Agências de fomento

Palavras-chave:

leitura crítica, cultura, pesquisa-ação colaborativa

Resumo

Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa-ação colaborativa realizada numa escola pública de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, envolvendo um professor em formação, uma professora em serviço e uma turma do terceiro ano do ensino médio. A pesquisa-ação colaborativa, metodologia adotada, é considerada uma forma alternativa de oportunizar o aperfeiçoamento de professores em serviço e em formação (BURNS, 1999). Buscou-se oportunizar condições para que todos os participantes assimilassem uma abordagem de leitura em inglês, tendo a linguagem como um mediador sociocultural. Nessa perspectiva, foram desenvolvidas oficinas de leitura, cuja finalidade era preparar os professores em formação e em serviço para a prática crítico-reflexiva de sala de aula, evidenciando a importância de um ensino que contemple aspectos culturais da língua inglesa (LI). Constatou-se, mais uma vez, que o trabalho colaborativo promove a reflexão e, consequentemente, melhorias no ensino e aprendizagem, o que pode ser significativo, considerando a carência de açõesinspiradas em pesquisas voltadas ao ensino público da LI no Brasil (CELANI, 2009).

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Publicado

02-09-2016

Como Citar

SOUZA, A. E. de. PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA E O IMPACTO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR EM COLABORAÇÃO COM UM PROFESSOR EM SERVIÇO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 37, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12126. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos