CONCEPÇÕES DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Greice da Silva Castela

Palavras-chave:

Leitura, Concepções de Leitura, Compreensão, Ensino

Resumo

Neste trabalho, refletimos sobre as concepções de leitura, já que é relevante explicitá-las, pois norteiam a elaboração de atividades de compreensão leitora, a transposição didática com textos na sala de aula e a análise de questões presentes em livros didáticos. Para fins de organização, classificamos as diversas linhas teóricas que discutem a leitura, desde as perspectivas unilateral e multilateral de processamento da informação, as quais abarcam três grandes abordagens: ascendente, descendente e interacional. Não as compreendemos como totalmente excludentes, mas como complementares em muitos pontos na caracterização dos aspectos que perpassam os processos de leitura e compreensão se considerados texto, leitor, contexto de produção e de leitura do texto.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

CASTELA, G. da S. CONCEPÇÕES DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUAS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5484. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Língua Estrangeira